Publicado em
O Outubro Rosa é comemorado mundialmente, e assim também foi no campus Avançado Astorga.
Primeiramente, houve uma palestra informativa com a professora Adriana Gallo e o professor Cristiano Schebeleski Soares sobre a origem, a finalidade dessa campanha, as definições e importância da prevenção do câncer de mama. Leia mais.
Foram distribuídas algumas cartilhas do governo do estado do Paraná em parceria com o ministério da saúde. Esses materiais são de caráter informativo e contém também explicações sobre o que fazer quando perceber algo de diferente com as mamas e axilas.
Foi ressaltada a importância da mulher conhecer seu próprio corpo e que buscar ajuda médica especializada ao menor sinal de alteração. O câncer de mama, quando descoberto no início, permite grandes chances de cura.
“É importante que essas ações de informação aconteçam sempre em nosso campus, pois eu não sabia, por exemplo que a mamografia só se fazia após os cinquenta anos, eu pensava que era só ir ao médico e ele pedia em qualquer idade.” afirmou a aluna Brenda Miotta.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) do Ministério da Saúde, em publicação intitulada “Estimativa de Incidência de Câncer”, em 2015 previa-se para o Paraná uma incidência de 840 casos de câncer de mama só em Curitiba, e outros 3.730 casos por todo o estado; perdendo apenas para a estimativa de câncer de próstata (motivo da próxima campanha de saúde: o Novembro Azul).
Outro ponto interessante a se notar, é que em boa parte das vezes, quem é acometido por um (início de) câncer oferece resistência às medidas de saúde, tornando cada vez mais fundamental a persistência dos demais membros da família, familiares e cuidadores em convencê-la de se submeter aos testes e consultas.
Assim, cuide-se e cuide de quem você ama!