Publicado em
O docente Ricardo Luiz Töws participou de resultados de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles. O produto apresentado é intitulado “Regimes Urbanos e Governança Metropolitana”, com diversos artigos vinculados às seguintes dimensões de pesquisa: Fundamentos teóricos e metodológicos; Regimes urbanos e suas condições de barganha – Explorações empíricas; Estudos de Caso – Caracterização da dinâmica local; Conflitos, resistências e insurgências; Olhares internacionais.
O docente participou, juntamente com docentes da Universidade Estadual de Maringá, com o trabalho “Coalizões de Poder, Rentismo e Produção Capitalista do Espaço: experimentos do Urbanismo Neoliberal em Maringá (PR)” e pode ser consultado clicando aqui.
O objetivo do projeto é identificar a natureza, as formas de operação e os impactos (sociais, espaciais, culturais, etc.) dos regimes urbanos nas metrópoles brasileiras, a partir da inflexão ultraliberal e da financeirização das políticas urbanas.
Além desse produto, que consiste em fase intermediária da pesquisa, o docente também assinou artigo apresentado por sua co-orientada Maysa Battistam no VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (VI ENANPARQ), intitulado “(Re)produção do espaço urbano: o caso do extinto aeroporto de Maringá (PR)”. O artigo pode ser acessado em https://enanparq2020.com.br/