Publicado em
No mês de Setembro, realiza-se a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Em vários campi da instituição, servidores e estudantes engajam-se em atividades que promovem a reflexão sobre o tema.
No Campus Avançado Astorga, o projeto de extensão “Promoção da Saúde no Contexto Escolar”, coordenado pelas servidoras Paola Gisela Carvalho Santos e Adriana Martins Gallo, em conjunto com o estudante voluntário Luiz Felipe Porto, realiza ações na Biblioteca do campus. Os usuários são convidados a contribuir com a ação, depositando em caixas mensagens que gostariam de dizer ou ouvir em momentos de sofrimento. As mensagens serão expostas em um mural do campus, e o estudante Luiz Felipe vai falar com os colegas sobre a campanha Setembro Amarelo.
Ainda em Astorga, durante a IFTech, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do campus vai lançar um boletim informativo, que dará espaço a dados relativos ao suicídio de jovens negros e indígenas. O estudante Luiz Felipe também estará apresentando um poster no Semcitech, mostra de extensão, ensino, pesquisa e inovação do campus, com informações obtidas em um curso de formação à prevenção ao suicídio oferecido pelo Ministério da Saúde.
No Campus Capanema, a programação do mês de setembro também conta com diversas atividades, com a mensagem “todos juntos pela vida”. As atividades acontecem em dois momentos: entre os dias 16 e 20 de setembro, os estudantes são estimulados a viver momentos em família, tais como ver filmes, relembrar brincadeiras de infância e realização de entrevistas com membros das famílias pelos próprios alunos, para posterior publicação de um livro sobre os relatos; na semana seguinte, entre os dias 23 e 27, os estudantes são convidados a deixar o celular de lado e priorizar os momentos vividos com as pessoas de quem eles gostam, seja no âmbito familiar ou da escola, e fazer uma atividade diferente com essas pessoas. Além disso, será feito um mural, em que serão colados na parede bilhetes que trazem os motivos para ser feliz de cada um.
No Campus Avançado Coronel Vivida, os estudantes estão produzindo fanzines sobre o tema na aula de Artes. Também será realizada uma palestra no dia 17/9.
No Campus Curitiba, os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem acompanharam as ações realizadas pela Prefeitura Municipal, no dia 10 de setembro. Também serão realizadas diferentes Rodas de Conversa e exposição cartazes informativos e de sensibilização.
Estudantes do Campus Curitiba participam das ações promovidas pela Prefeitura Municipal
No Campus Jaguariaíva, serão realizadas oficinas de meditação e a ação “Cuidando da alma”, com uma série de frases inspiradoras a serem disponibilizadas durante todo o mês na Biblioteca do campus.
Estudantes do Campus Jaguariaíva participam da programação promovida pelo campus
No Campus Paranavaí, foi realizada uma Roda de Conversa sobre o tema “Falando sobre suicídio”. A conversa foi realizada no dia 9 de setembro, e foi comandada pela assistente social Amanda Costa.
No Campus Pinhais, o mês de setembro conta com uma programação extensa, promovida pelos Grêmio Estudantil, Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Sepae e Clube de Leitura. No dia 10 de setembro, os estudantes foram recebidos com balões e os estudantes do Grêmio Estudantil realizaram a entrega de fitas amarelas.O dia contou com apresentações musicais e distribuição de abraços grátis. O Napne do campus realiza entre os dias 23 a 27 a ação Caixa do Grito, em que os estudantes são estimulados a expressar seus sentimentos e emoções. No dia 25, o Clube de Leitura promove uma roda de conversa sobre a Saúde Mental na Escola e no, dia 26, a Sepae promove a ação “falando sobre suicídio”, em que repassa orientações aos profissionais da comunidade escolar.
Em Pinhais, os estudantes foram recebidos com balões amarelos, no dia 10 de setembro
Em Telêmaco Borba, é realizada uma extensa programação com rodas de conversa, palestras, oficinas de artes e artesanato. A programação teve início no dia 3 de setembro, com uma roda de conversa, e se encerra no dia 27, com o cine debate sobre o filme “Nise: o coração da loucura”, às 16h.
Na Biblioteca do Campus Telêmaco, a comunidade interna é recebida com mensagens de apoio
No dia 24 de setembro, O Campus União da Vitória promove o evento “Prevenção ao Suicídio”, com atividades como mesa redonda com vários setores da sociedade que atuam na prevenção do suicídio, como o CAPS, União Pró-Vida, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal da Saúde, além disso, organização de painéis com o apoio do Grêmio Estudantil do campus.
No dia 25 de setembro, a Pró-reitoria de Ensino (Proens) promove a palestra “Suicídio e a Escola: Perspectivas e Contribuições”, que será ministrada pelo psicólogo Elisson Mildemberg. O psicólogo é ligado à Diretoria de Registro e Acompanhamento Acadêmico (Dirac) e atualmente é aluno do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProefEPT).
A palestra tem início às 14h, e será transmitida aos campi pela ferramenta Google Meet. Para participar, basta acessar o link no dia e hora combinados: meet.google.com/esv-sska-ogk
Palestras e Rodas de Conversa também foram ou serão realizadas no Campus Foz do Iguaçu (2/9), Campus Jaguariaíva (9/9), Campus Avançado Barracão (10/9), Campus Capanema (17/10) e Campus Ivaiporã (23/9).
Para acessar a notícia original no site da Reitoria clique aqui