Publicado em
Por meio da portaria nº 849 fica prorrogada a suspensão das atividades administrativas presenciais até o dia 31 de dezembro de 2020. A nova suspensão considera o comunicado da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação da covid-19 do IFPR, o Protocolo de Cuidados para a Prevenção da covid-19, dentre outros documentos.
Fica mantida a recomendação à comunidade interna do IFPR para que seja preservado o distanciamento social e intensificada a prestação de informações relevantes no período de suspensão das atividades presenciais.
Por meio da resolução nº 29 foi definido o Regime Didático Emergencial (RDE) em todos os níveis e modalidades de ensino no âmbito do Instituto Federal do Paraná para o ano letivo de 2020. A partir da publicação da resolução, as unidades de ensino do IFPR tem até 16 de novembro para adequar-se às normas constantes no documento e iniciar as atividades levadas a partir do formato nele definido.
O Regime Didático Emergencial é compreendido como o conjunto de normas referentes à retomada do calendário acadêmico para o ano de 2020, com as ações de organização do trabalho pedagógico a serem adotadas pelos cursos ofertados pelo IFPR, estruturado para um período excepcional, em face da situação de calamidade pública decorrente da pandemia de covid-19, a fim de promover o prosseguimento das atividades de ensino, protegendo a vida de estudantes e servidores e promovendo o ensino em conformidade com as orientações de prevenção e controle do contágio na instituição.
Por meio da resolução nº 30 foi instituído o Programa de Inclusão Digital no contexto da pandemia de covid-19 (Prodigi) aos estudantes do Instituto Federal do Paraná. O Prodigi consiste em um conjunto de ações institucionais articuladas com a finalidade de prover aos estudantes ferramentas digitais necessárias ao processo de ensino aprendizagem afetado pela necessidade de prevenção e controle do contágio da covid-19 no IFPR.
O Programa tem os objetivos de promover a preservação da vida de estudantes e servidores em face da grave ameaça relacionada ao contágio da covid-19; assegurar o direito à educação para os estudantes do IFPR nas condições das práticas pedagógicas não presenciais; fomentar o processo de inclusão digital dos estudantes do IFPR como condição necessária para a sua formação integral e exercício da cidadania nos novos cenários sociais surgidos a partir da pandemia covid-19 e cenário pós-pandêmico; e mobilizar os servidores para o uso pedagógico eficaz das tecnologias digitais no âmbito do IFPR como mediadoras do processo de formação integral dos estudantes.
Para acessar a notícia original no site da Reitoria clique aqui