Atividades do curso de francês não se limitam à sala de aula – Instituto Federal do Paraná

Atividades do curso de francês não se limitam à sala de aula

As atividades do curso de Francês ministrado para servidores e alunos da Reitoria e do Câmpus Curitiba no IFPR  não se limitam às aulas ministradas duas vezes por semana pela professora Céline Marie Lefort. Para estimular o envolvimento com a cultura francófona, tanto dos 41 alunos da capacitação interna promovida pelas pró-reitorias de Ensino (Proens), Gestão de Pessoas (Progepe) e de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) quanto dos demais servidores do IFPR, a proposta é utilizar a comunicação digital como recurso. Para isto, a professora está escrevendo artigos que serão divulgados para todos os servidores, além de um blog. A estratégia também visa romper a “barreira” da sala de aula e intensificar o aprendizado.

O curso de francês de nível básico, assim como as demais atividades relacionadas ao projeto, são fruto de um convênio estabelecido com o IFPR por meio do Programa de Estágio da Embaixada da França e do Protocolo entre o Governo da República Federativa do Brasil e da República Francesa para cooperação no domínio do Ensino Profissional. O IFPR aderiu a este programa de estágio em janeiro de 2012 e recebeu a representante do programa na segunda quinzena de setembro de 2012. Todo o plano de trabalho é acompanhado pela Proepi.

Alunos também poderão assistir aulas de francês

O curso também será ofertado gratuitamente para alunos do Câmpus Curitiba. Estão sendo ofertadas 30 vagas, nas terças, das 13h30 às 15h  e nas sextas, das 13h30 às 16h. Para realizar a inscrição, que encerra no dia 1º de março, é necessário enviar a ficha de inscrição preenchida juntamente com o seu boletim escolar (para os alunos de 2º e 3º anos) e a classificação no processo seletivo (para os alunos de primeiro ano) para os correios eletrônicos diext.proepi@ifpr.edu.br e direcao.ensino.curitiba@ifpr.edu.br.  As aulas serão ministradas na Unidade Salgado Filho a partir do dia 12 de março.

Confira o artigo:

Os textos, em francês e português, serão produzidos e veiculados semanalmente. O primeiro traz a temática “O francês no mundo”.

Leia o artigo “O francês no mundo”

CÉLINE MARIE LEFORT – Nacionalidade Francesa. Possui Bacharelado em Línguas, Literatura e Civilizações Estrangeiras e Mestrado em Francês como língua estrangeira, ambos cursados na França. Diversas experiências internacionais – Austrália, Nova Zelândia, Portugal e experiência anterior no Brasil.