Bancada paranaense trabalha pela liberação de R$ 20 milhões em emendas para o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Institucional

O Governo Federal pode liberar nos próximos dias cerca de R$ 20 milhões em emendas parlamentares ao Orçamento da União destinadas ao IFPR. Essas emendas, de bancada e individuais, foram aprovadas no ano passado e incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2011. Por intermédio do Ministério da Educação, duas emendas, que juntas somam R$ 1,5 milhão, já tiveram o empenho autorizado. A expectativa é a de que parte dos R$ 18,5 milhões restantes seja liberada em breve. A Bancada Paranaense no Congresso está mobilizada nesta tarefa.

Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos para todos os câmpus do Instituto, o que deve ocorrer até o fim do ano. O IFPR têm demanda e projetos aprovados para a aplicação da totalidade dessas receitas.

As emendas à LOA 2011 já liberadas ao IFPR são de autoria do ex-deputado federal Ricardo Barros (R$ 1 milhão) e do ex-senador Osmar Dias (R$ 500 mil).

Nesta semana, uma delegação do IFPR esteve em Brasília para solicitar as liberações a autoridades do Governo Federal. Diversas reuniões, articuladas pelos deputados Fernando Giacobo e André Vargas, foram realizadas.

Relações Institucionais

Um dos encontros foi com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Ideli Salvatti. Ela se comprometeu em trabalhar pela liberação de boa parte dos R$ 18,5 milhões – desse total, R$ 15,5 milhões são de emendas da Bancada Paranaense e R$ 3 milhões são de emendas parlamentares individuais. Nem sempre é possível efetivar no Orçamento da União a totalidade das emendas aprovadas pelos parlamentares. Por isso, ainda não se sabe a quantia exata que será liberada ao Instituto.

Além da ministra Ideli Salvatti, participaram dessa reunião o Chefe de Gabinete da SRI, Paulo Argenta, o Deputado Federal Arlindo Chinaglia, que é relator geral do Orçamento da União, e o deputado federal André Vargas, que representou o coordenador da Bancada Paranaense no Congresso, o deputado federal Fernando Giacobo.

Casa Civil

Também houve um encontro na Casa Civil, que serviu para reforçar o pedido de liberação das emendas. A delegação do IFPR foi recebida pelo chefe de gabinete da ministra Gleisi Hoffmann, Carlos Carboni, que também sinalizou para a liberação das receitas.

Bancada Paranaense

O reitor do IFPR, Irineu Colombo, ainda teve a oportunidade de entregar um documento solicitando a liberação das emendas para o deputado Fernando Giacobo.

Diárias e Passagens

No Ministério da Educação, os representantes do IFPR conseguiram a liberação imediata de R$ 280 mil em diárias e passagens. Os recursos complementares serão utilizados para a efetivação dos concursos públicos para docentes que estão em andamento. Há 165 bancas marcadas, que exigirão diversos deslocamentos de avaliadores entre os câmpus do Instituto. A liberação desses recursos foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (25).

Comitiva do IFPR

Além do reitor, participaram das reuniões em Brasília o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos Alberto de Ávila e o assessor de Política Institucional, Pedro Pacheco.