Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes
Atualizado em
Tendo em vista a importância dos jogos não somente para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas como correr, saltar, arremessar, rolar, etc., mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como interpretação, comparação e classificação, além das habilidades sociais à exemplo a comunicação, empatia e expressividade emocional, temos como objetivo utilizar “Jogos Gigantes” para desenvolver, de uma forma recreativa e lúdica, essas diversas habilidades com os participantes do projeto de extensão: um grupo de estudantes da Escola Novos Horizontes (APAE) do município de Barracão-PR.
O projeto contribui para ampliar as relações entre a comunidade do IFPR com a comunidade da APAE do município. Nesse sentido, produzimos jogos que normalmente são fabricados em um formato pequeno, como o jogo do dominó, para um formato grande (gigante). A produção em tamanho gigante torna os jogos bastante atrativos e também favorece um melhor desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e uma maior interação social, visto que o jogo pode ser observado e até mesmo jogado por várias pessoas ao mesmo tempo. A produção dos jogos gigantes tem seu foco na intervenção a ser realizada mensalmente pelo grupo envolvido na APAE.
O projeto tem como coordenadores a profa. Cícera Andréia de Souza e o prof. Tiago Wolfgang Dopke, conta com a participação da Auxiliar em Administração Sandra Fatima Smiderle e nove estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que atendem em cada oficina realizada uma média de 50 alunos da APAE. Os jogos e materiais desenvolvidos ficam à disposição para serem emprestados a outras instituições de ensino da região da trifronteira. No Ficiencias de 2018 o projeto recebeu o prêmio de 2° lugar na categoria Desenvolvimento Social e Sustentável e representou o IFPR no Seurs 2018 em Porto Alegre – RS. Há previsão de realização de pelo menos uma oficina por mês até dezembro de 2019.