Campo Largo inaugura Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campo Largo inaugura Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia

Publicado em

Copiado!

O Campus Campo Largo inaugurou, no dia 26 de outubro, o Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia (Lapea). Membros da comunidade interna e do município participaram de uma confraternização para conhecer as instalações do laboratório.

Com a finalidade de promover oportunidades para a realização de atividades práticas e experimentais em Agroecologia, bem como, subsidiar atividades de ensino nas diversas áreas do conhecimento, o Lapea foi estruturado a partir da recuperação de uma área degradada no campus, com recursos do projeto “Diagnóstico e ações práticas em apoio à transição agroecológica no município de Campo Largo”. O projeto foi coordenado pela professora Sandra Andrea Engelmann e financiado pela chamada conjunta Nº 81/2013 MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq.

O laboratório a céu aberto abrange uma área de 1,3 hectares, sendo 0,6 hectares de mata e 0,7 hectares ocupados com atividades agrícolas. Entre as estruturas e tecnologias utilizadas, destacam-se a horta mandala; canteiros didáticos; galpão para ferramentas e compostagem; estufas para cultivo em ambiente protegido; sistema de irrigação; caixa d’água para cultivo de peixes com aproveitamento dos resíduos na irrigação de hortaliças; captação da água da chuva para uso na irrigação e no cultivo dos peixes; e caixas de abelhas nativas sem ferrão.

Topo