Câmpus Campo Largo inicia cursos do PRONATEC no Assentamento Contestado – Lapa/PR – Campus Campo Largo

Iniciaram-se no mês de junho, três cursos na unidade remota do Câmpus Campo Largo, situada no Assentamento Contestado – Lapa/PR.

Os cursos de Agente Cultural (danças camponesas), Agricultor Agroflorestal e Horticultor Orgânico deram início às atividades do Programa dentro do Assentamento. As aulas estão sendo ministrados nas dependências da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), a qual pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em seu primeiro dia de aula, os alunos foram recepcionados pela Coordenação Adjunta do PRONATEC e pela equipe Pedagógica da ELLA, onde a mesma elaborou místicas, nas quais são usados os principais símbolos do Movimento com o objetivo de alimentar, fortalecer e dar esperanças de lutar por justiça, dignidade e resgate de valores.

De acordo com a Coordenadora Adjunta do Câmpus Campo Largo, Samanta Ramos dos Santos, os cursos do PRONATEC levarão àquela comunidade a formação humana, social e ambiental como uma nova oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

O IFPR está levando ao campo o sonho de aprender e crescer no conhecimento. Terra, casa, comida e formação não param no tempo, diz Antonio Capitani, aluno do curso de Agricultor Agroflorestal e militante do MST.

A Educação no Campo
(Gilvan Santos)
A educação no campo
do povo agricultor