Notícias

Área de Agricultura Ecológica

Publicado em

O IFPR – Câmpus Campo Largo destinou uma área do seu terreno para a agricultura ecológica, cujo objetivo é dar suporte a ações de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia e produção orgânica. A iniciativa integra o projeto “Diagnósticos e ações práticas em apoio à transição agroecológica no município de Campo Largo”, aprovado pelo CNPq.

O projeto teve início no primeiro semestre de 2014, e ao final do ano foi possível obter os primeiros resultados, com a colheita e distribuição à comunidade acadêmica de uma diversidade de hortaliças cultivadas a partir dos princípios da Agroecologia, entre elas rúcula, abobrinha, salsa, cebolinha, alface, tomate, almeirão, cenoura, repolho e pimenta.
A área está situada em um antigo aterro nos fundos do Câmpus, e contou com o apoio e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Horto Florestal da prefeitura de Campo Largo, fundamentais para o início das atividades.
O projeto é coordenado pelas professoras Sandra A. Engelmann e Ana Paula Cavalheiro de Andrade, com participação dos professores Rodrigo de Souza e Felipe Pinho, contando ainda com cinco bolsistas, sendo um bolsista formado em Agronomia na UFPR e os demais egressos do curso Técnico em Agroecologia do Câmpus Campo Largo.
Ainda, integra o escopo do projeto, a implantação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA, que terá como foco atividades relacionadas a temas como agricultura, desenvolvimento rural sustentável, soberania e segurança alimentar e nutricional; a elaboração de um diagnóstico rural com agricultores familiares do município, e a capacitação de agricultores a partir dos princípios da Agroecologia.