Inclusão escolar – Campus Campo Largo

Inclusão escolar

As atividades do curso de Capacitação para Professores da Rede Municipal de Campo Largo sobre a Inclusão Escolar, foram retomadas no último dia 25 de março. O projeto de extensão é uma parceria do IFPR, Câmpus Campo Largo, com a Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Educação Especial). A palestrante do dia foi a professora Adriane Kuroski que tratou do tema ‘Cegueira e Baixa Visão’, com ênfase no seu conceito, na história da deficiência visual, nos desafios, na linguagem (inclusão e preconceito), na legislação aplicada, nas conquistas e, também, das atribuições do Centro de Atendimento Especializado na área da visão no município de Campo Largo.

O encontro contou com a participação especial de três alunos cegos, Alessandro, Camila e Gilmar, os quais contaram suas histórias de vida e experiências de superação e aprendizado após a perda da visão. Para a participante Viviane Fracaro “o curso é muito produtivo e tem contribuído de forma significativa para minha aprendizagem”.

O curso teve início em 2014, sob a coordenação da tradutora/intérprete de linguagem de sinais do Câmpus, com previsão de encerramento em setembro de 2015. No próximo encontro, agendado para o mês de abril, será debatido o tema “a cegueira do conhecimento”, a responsabilidade dos educadores de ter “olhos” quando muitos já perderam uma visão crítica sobre a inclusão.