Estudantes de Eletrotécnica visitam a ELETROSUL – Campus Campo Largo

Estudantes de Eletrotécnica visitam a ELETROSUL

No último 19 de maio, alunos do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do Câmpus Campo Largo, acompanhados dos professores, realizaram uma visita técnica a Subestação Curitiba – 500 kV das Centrais Elétricas do Sul do Brasil – Eletrosul. Essa subestação é responsável pelo recebimento da maior parte da energia elétrica gerada no Rio Iguaçu nas usinas hidrelétricas de Salto Osório, Salto Santiago(Usinas Hidrelétricas da Gerasul) e Governador Bento Munhoz(Foz do Areia, da Copel).

Os estudantes foram recebidos pelo Engenheiro Fernando Teodoro, que apresentou a empresa e um filme institucional. Em seguida, os alunos foram ao pátio da subestação para conhecer os equipamentos e o seu funcionamento. Também foi realizada uma visita na casa de comando da subestação, onde os alunos foram recebidos pelo chefe de operação, senhor Laertes, que explicou o funcionamento e mostrou os painéis de proteção dos equipamentos, bem o como todo o serviço auxiliar e bancos de bateria.

Em seguida os alunos foram até a oficina de eletromecânica e recebidos pelo técnico Senhor Erick, onde puderam ver bem de perto equipamentos que foram retirados do pátio da subestação para manutenção e, desta forma, perceberam o tamanho físico dos equipamentos e cuidados específicos que são realizados.

Para o professor Gebran, essa visita propiciou aos alunos “o esclarecido de diversas dúvidas sobre o funcionamento, manutenção e importância de uma subestação para o sistema elétrico brasileiro”.