Dia de Vivência: Educação para a Cidadania – Campus Campo Largo

Dia de Vivência: Educação para a Cidadania

Mais uma etapa do Curso de Extensão para Capacitação de Professores sobre a Inclusão Escolar foi realizada no dia 17 de junho. O encontro denominado de “Dia da Vivência” aconteceu no CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado) de Campo Largo e teve como objetivos a promoção e o fortalecimento da Educação voltada para a Cidadania.

A equipe do Paradesporto de Campo Largo preparou diversas atividades de práticas e interações esportivas integrando os alunos do CEMAE, alunos do curso de extensão, alunos bolsistas do IFPR e estagiários de Educação Física. Foram realizadas: bocha para cadeirantes, golf 7 e treinamento funcional no próprio CEMAE. Após estes esportes todos se dirigiram para uma trilha no Parque Newton Puppi, onde se desenvolveu a atividade com vendas nos olhos (com intuito de vivenciar as dificuldades que os deficientes visuais enfrentam diariamente em terrenos irregulares). No mesmo local, os participantes praticaram atletismo, lançamento de dardo, peso e disco. Para aluna do integrado de Eletromecânica do IFPR Karyn Watanabe o encontro propiciou conhecer “uma realidade bem diferente da nossa, mas com o mesmo objetivo, então eu fiquei maravilhada”. A aluna Ana Elisa também do integrado em Eletromecânica destacou que “que o dia foi emocionante, com muito aprendizado, pois nosso limite é a superação”.

O projeto já realizou até o momento sete encontros, entre os meses de outubro de 2014 a junho de 2015, envolvendo os temas: conceitos e concepções da educação e da educação especial, inclusão racial e de gênero, cegueira física e cegueira do conhecimento e surdez. O curso atende professores de salas de recursos, classes especiais e classes regulares com alunos inclusos.