Curso de Extensão de Inclusão escolar – Campus Campo Largo

Curso de Extensão de Inclusão escolar

Na última quarta-feira(19) foi realizado no Campus Campo Largo o oitavo encontro do Curso de Extensão “Inclusão Escolar”, visando a capacitação de professores. A temática do dia foi a Deficiência Física, com esclarecimentos acerca da conceituação, causas e tipos de deficiência física, e contou com a presença de profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional.

A fisioterapeuta Rafaella Ribas Locks, conceituou a plasticidade neuronal como a “capacidade dos neurônios de outras áreas do cérebro que não foram afetadas formar novas conexões e adquirir a função da área lesionada. A plasticidade deve ser estimulada da maneira correta, por isso pequenas ações em sala de aula, desde que realizadas de forma correta, são essenciais para estimulá-la”. Já a terapeuta ocupacional Silvia Pinha da Cunha relatou sobre o trabalho deste profissional, o público-alvo e os objetivos desta terapia. “Conforme a profissional, criar métodos e estratégias para que os pacientes desenvolvam de forma mais independente possível as atividades de vida diária – AVD´s (higiene pessoal, se vestir, etc) bem como as atividades instrumentais de vida prática – AIVD (como limpar a casa, cozinhar, entre outras) são os objetivos dessa terapia, salientou Silvia”. As facilitadoras destacaram a importância da tecnologia assistiva no atendimento das pessoas com deficiência citando Radabaugh (1993) que “para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.

Para encerrar o curso, mais dois temas serão tratados: Deficiência Intelectual (02/09) e a Tecnologia Assistiva (23/09).