Visita Técnica a usina Hidrelétrica de Salto Osório no Rio Iguaçu – Campus Campo Largo

Visita Técnica a usina Hidrelétrica de Salto Osório no Rio Iguaçu

No dia 27 de agosto as turmas do segundo ano do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica do Campus Campo Largo realizaram uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Salto Osório que fica no rio Iguaçu, na localidade de Quedas do Iguaçu. A usina que tem capacidade de geração de 1.078 MW é gerenciada pela Tractebel Energia, grupo controlado pela empresa franco-belga ENGIE.
Os alunos e professores foram recepcionados pela pedagoga Neuza Félix França, responsável pela área de Responsabilidade Social. Após apresentação das especificidades da Usina, o grupo de visitantes seguiu para conhecer as instalações e o funcionamento da Usina de Salto Osório (da sala de geradores ao eixo das turbinas, da sala de controle e dos demais pisos), acompanhados do Técnico em Segurança do Trabalho, Rafael P. da Silveira, e do Engenheiro de Operação senhor Edevandro Carlos Peron.
Ao final, os alunos e professores visitaram as instalações da Subestação de 230 kV da Usina, que está sob a responsabilidade da Eletrosul, do grupo Eletrobras. Neste momento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações dessa subestação que é responsável pela conexão da Usina de Salto Osório com o Sistema Elétrico Nacional. Nesta oportunidade, o grupo foi recebido pelo Gerente do Centro Regional de Manutenção e Apoio a Operação, senhor Paulo José Dilger, que conduziu e orientou o grupo durante toda a visita.
Para o professor Amaury Gebran, essa visita técnica “além de agregar conhecimentos técnicos específicos de uma usina hidrelétrica, propiciou aos alunos uma visão do sistema elétrico nacional a partir da inserção da Usina de Salto Osório no Sistema interligado”