Curso de Extensão de Inclusão Escolar – Campus Campo Largo

Curso de Extensão de Inclusão Escolar

No dia 02 de setembro, aconteceu o 9º encontro do curso de capacitação de professores sobre a Inclusão Escolar no Campus Campo Largo. O tema do dia foi “Deficiência Intelectual” com a presença da facilitadora Profª Tânia Mara Rogiski Otto.
A abordagem da facilitadora foi direcionada a memória e adaptações curriculares, destacando que os tipos de memória: visual, auditiva, motora, afetiva, locativa e nominativa. A memória afetiva é o fato de como o educador “afeta” o educando, pois a intervenção que o professor faz na sua fala e na sua didática faz toda a diferença para o estudante. A participante Elisangela Reinaldin aduziu que “a professora Tânia me afetou positivamente quando fui sua aluna de Magistério, me encantei com a Educação Especial devido a experiência que ela proporcionou para a minha turma na época. Se hoje eu amo o que faço foi porque a semente foi lançada por ela”. Tânia encerrou sua exposição citando Charles Chaplin “mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura”.
O último encontro do curso acontecerá no dia 23 de setembro com a temática da Tecnologia Assistiva. Já no dia 07 de Outubro haverá uma confraternização entre participantes da capacitação e servidores do IFPR.