Inclusão Digital – Campus Campo Largo

Notícias

Inclusão Digital

Publicado em

Copiado!

Teve início em 21/09/2015 o curso de capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), objeto do projeto de extensão “Inclusão Digital: contribuindo para a democratização da informação e formação cidadã”. Esse projeto faz parte do Programa de Bolsas de Inclusão Social – PBIS, o qual tem como objetivo capacitar pessoas em vulnerabilidade sócio econômica em informática básica, com conteúdos que abordam linguagem diferenciada e voltada ao mundo do trabalho, democratizando o acesso à informação, acessibilizando o espaço público e o conhecimento para a comunidade que encontra-se em exclusão digital.

O público que está sendo atendido pelo Projeto foi definido junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS Rivabem, CREAS e Secretaria do Meio Ambiente. A divulgação do curso foi realizada em visitas ao CREAS e às Associações de Catadores ASSUR, ARLEV, ARC e AR-AMA , contemplando os catadores de materiais recicláveis, adolescentes que cumprem medida sócio-educativa e demais públicos em vulnerabilidade que residem próximo ao campus.
Na aula inaugural, os participantes do curso foram recepcionados pelo Diretor- Geral, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e os membros do projeto, os quais apresentaram a instituição e o projeto de extensão.

Segundo a servidora Oengredi Mendes, uma das idealizadoras do projeto, a equipe de facilitadores “possui a preocupação de repassar o conteúdo de forma a respeitar e valorizar os ritmos de aprendizagem e as experiências de cada participante pois, como o grupo é bastante diverso, advindos de relações, realidades e expectativas diferentes, isso contribui para que as aulas sejam mais motivadoras”. Ainda, a participante Eliane dos Santos Silva, 36 anos, auxiliar de cozinha, aduziu que “sua maior motivação em fazer o curso é a vontade de se integrar no mundo da informática. É conseguir chegar no final do curso sabendo acessar um computador sem ter medo de errar. As primeiras aulas foram bem empolgantes, deu um frio na barriga no começo, mas depois foi bem instrutiva, gostei muito”.
Destaca-se que no dia 24/09/2015, o projeto foi apresentado por bolsistas e orientadores na Mostra de Projetos do COTUCA realizado pela UNICAMP. Para Lucas Doretto, 15 anos, estudante do curso Técnico em Mecatrônica do COTUCA/UNICAMP “é muito difícil ver pessoas, mesmo as que vivem em regiões metropolitanas, não terem acesso à informação. Fico feliz em ver projetos como esse que ajudam pessoas”.

Topo