Campus Campo Largo encerra o Curso de Inclusão Escolar – Campus Campo Largo

Campus Campo Largo encerra o Curso de Inclusão Escolar

No dia 14 de outubro aconteceu o encerramento do curso de capacitação de professores sobre a Inclusão Escolar no Campus Campo Largo. O evento contou com uma confraternização entre os participantes e uma formatura simbólica. Participaram do encontro o Secretario Municipal de Educação Professor Avanyr Mastei e do Diretor-Geral do Campus Professor João Cláudio Madureira, além das quarenta e cinco professoras e pedagogas participantes do curso. Os momentos especiais dessa trajetória foram recordados por meio de um vídeo.

O Professor Avanyr Mastei destacou a importância da parceria de sua secretaria com o IFPR e o potencial tecnológico que a instituição tem frente ao desenvolvimento de Campo Largo, além da ação formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais. O Professor Madureira ressaltou a significância da extensão para a comunidade e a relevância da finalidade do IFPR em qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino.

Cabe, ainda, destacar a participação dos Professores Drº Francisco Gödke da UTFPR e da Professora Elisângela Reinaldin do CEMAE no último encontro, que aconteceu no dia 23 de Setembro. A temática de fechamento dos encontros foi a tecnologia assistiva, fundamental para as pessoas com deficiência. O Professor Gödke desenvolve um projeto de tecnologia assistiva social com materiais de baixo custo, como o PVC, promovendo a transformação de vidas de muitas pessoas com deficiência que não teriam condições ao acesso de equipamentos adaptados.

O curso foi muito bem avaliado pelas participantes, e a Secretaria Municipal de Educação sugeriu a sequencia das parcerias, “pois este projeto rendeu muitos frutos e a abertura de novos horizontes”, conforme declaração da Coordenadora do Departamento de Educação Especial do Município, Professora Agna Poletto. O curso foi coordenado por Ângela Paloma Z. Wiedemann, tradutora/intérprete de linguagem de sinais do Campus.