V Sepin
Publicado em
Entre os dias 17 e 20 de outubro aconteceu em Cascavel o V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação-SEPIN do Instituto Federal do Paraná, e o Campus Campo Largo esteve representado por 19 alunos e quatro professores. A delegação apresentou 19 trabalhos, sendo 13 pôsteres, 01 comunicação oral, 03 protótipos e duas equipes de robótica (seguidor de linha Lego e arquitetura aberta /arduíno), ambas as equipes conquistaram o 02º lugar em suas categorias.
Cada membro da delegação vivenciou o evento de uma maneira diferente. Para o aluno do terceiro ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, Matheus Duque, ainda que as equipes não tenham conquistado nenhum primeiro lugar nas competições, foi uma experiência divertida e construtiva. Já o aluno Murilo, do segundo ano do Técnico em Eletrotécnica, afirma que o evento foi uma excelente experiência, que o deixou mais entusiasmado com o curso “Agradeço aos professores que nos acompanharam e a comissão organizadora pela oportunidade”. De acordo com a aluna Edilene dos Santos, do segundo semestre do Curso Técnico em Administração, o SEPIN foi muito proveitoso e construtivo. “Eu que prestigiei o evento pela primeira vez, consegui compreender o significado da inovação tecnológica e o quanto ela é necessária”.
Segundo a professora Beatriz Pês, os alunos portaram-se exemplarmente durante todas as atividades, demonstrando preocupação e responsabilidade. Durante a competição de robótica eles se uniram na torcida pela equipe do Campus Campo Largo, sempre com muita animação. Segundo a professora todos manifestaram um excelente espírito esportivo ao cumprimentar a equipe que ficou em 01º lugar. “Creio que a participação dos alunos foi plena. Certamente, foram 4 dias de muito aprendizado e crescimento, tanto para os alunos quanto para os professores”.
O professor Diego Tefili reconhece a importância da participação dos alunos em eventos científicos deste porte. “O SEPIN proporciona a divulgação dos trabalhos realizados nos campi do IFPR e troca de experiências entre os estudantes. O ambiente do evento é atrativo e envolvente para os alunos, pois valoriza atividades culturais, integração e informação. A oportunidade de expor seus trabalhos desperta um sentimento de responsabilidade, além de possibilitar desenvolvimento da comunicação e argumentação. A diversidade de temas dos trabalhos apresentados permite que os participantes tenham contato com realidades e visões diferentes” pondera o professor.
O professor Adriano dos Anjos disse ter ficado surpreso com a magnitude do evento, e o professor Marcos Hara, coordenador de pesquisa e Extensão do Campus Campo Largo, considera que as experiências vivenciadas no V SEPIN serão norteadoras das ações futuras.