Suspensão do calendário letivo: Funcionamento do Campus e das atividades – Campus Campo Largo

Suspensão do calendário letivo: Funcionamento do Campus e das atividades

Seguem algumas informações importantes sobre o funcionamento do nosso campus durante o período de suspensão do calendário letivo, a partir de 1º de maio.

Com a suspensão do Calendário Acadêmico, as rotinas pedagógicas dos campi deixarão de ser executadas, não havendo mais aulas ou quaisquer outras atividades relacionadas ao ensino em todas as unidades do Instituto Federal do Paraná.

A suspensão do calendário garante aos estudantes a reposição dos dias letivos contabilizados a partir do dia 01/05, mediante a elaboração de um novo Calendário Acadêmico, que será proposto no final da greve.

Por favor, leiam atentamente as seguintes orientações/informações:

1. Horário de funcionamento do campus: a partir de quinta-feira, 02 de maio, será das 07h
    às 18h.
  2. Entrada de estudantes ao campus: Durante o período de suspensão, o acesso de estudantes será apenas para participação em atividades organizadas pelo movimento de greve, as quais serão comunicadas pelo Comando Local de Greve.
    Exceto para os estudantes que já desenvolvem atividades no LAPEA, de acordo com o Ofício 06/2024 (Sindiedutec) onde se prevê como atividade essencial: “Manejo agropecuário e tratos culturais de plantas. Acatado, já estava previsto no primeiro comunicado deste Comitê.”
  3. Suspensão das Atividades de Ensino: Todas as atividades de ensino, incluindo aulas, projetos de ensino, visitas técnicas e outras atividades relacionadas, estão suspensas até nova determinação institucional.
  4. Aulas na LAPA: estão mantidas a continuidade, tendo em vista estarem de acordo com o Ofício 06/2024 (Sindiedutec) onde se prevê como atividade essencial:”Manutenção de atividades pedagógicas e administrativas de cursos e ofertas decorrentes de convênios e acordos de parceria com entidades externas, de forma que não gerem ônus e prejuízos as parcerias já firmadas. Acatado, já estava previsto no primeiro comunicado deste Comitê.”
  5. Lançamento de Conceitos e Faltas no SUAP: O lançamento de conceitos e faltas no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) está suspenso. Serão realizados ajustes (por meio da Secretaria Acadêmica) para atender aos novos prazos do Calendário Acadêmico, considerando que o encerramento do 1o Bimestre estava previsto para 25/04 e na sequência realização dos Conselhos de Classe.
  6. Atividades Administrativas: As atividades administrativas realizadas pelos servidores que não aderiram à paralisação serão realizadas dentro do horário de funcionamento do campus.
  7. Atividades Essenciais: As atividades consideradas essenciais estão sendo realizadas, conforme ofício enviado pelo Sindiedutec.
  8. Previsão de retorno: Não se tem previsão de retorno neste momento, uma vez que isto depende de acordo entre as entidades sindicais e o Governo Federal.
  9. Novo Calendário Acadêmico: Durante o período de 25/03 a 30/04, os dias letivos serão contabilizados. Com o calendário suspenso, no retorno às atividades restarão dias letivos a serem cumpridos, sem prejuízo ao número mínimo de dias e independentemente do tempo de paralisação. As reposições, então, ocorrem com o número de dias restantes no calendário. Os calendários de reposição são acordados entre a gestão, o sindicato e o comando do movimento grevista.
  10. Protocolos da Secretaria: Os protocolos da SERAC podem ser realizados online (Protocolo Acesse Aqui), porém só serão atendidos aqueles relacionados às atividades essenciais, como por exemplo a solicitação de transferência.
  11. Férias de Julho: Após consulta junto a pró-reitora da PROGEPE, a resposta foi que as “datas das férias de julho mantidas conforme programadas, pois só saberemos da reposição posteriormente”.
  12. Estágios e Estagiários: Os estagiários que atuam no campus e já possuem contrato em andamento continuam com seus horários e atividades normalmente. Quanto aos estágios curriculares (obrigatórios e não obrigatórios), está sendo verificado pela PROENS, a qual encaminhará as devidas orientações.
  13. IFTECH: o chamamento para projetos havia sido publicado, porém os prazos serão revistos e divulgados após retorno das atividades, assim como demais eventos e atividades programadas. Dúvidas específicas podem ser sanadas junto aos setores responsáveis:
    Comando Greve: clgifprcl@gmail.com
    Secretaria Acadêmica: serac.campolargo@ifpr.edu.br
    Biblioteca: biblioteca.campolargo@ifpr.edu.br
    Seção Pedagógica e Assistência Estudantil: sepae.campolargo@ifpr.edu.br

A equipe diretiva vem atuando e participando das instâncias superiores em prol da organização de cenários de retorno, visando minimizar o impacto da greve. Qualquer dúvida, não hesitem em entrar em contato.