Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CNAPNE
Atualizado em
A CNAPNE é um núcleo consultivo, propositivo e de assessoramento, vinculado à Coordenadoria Geral de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Conapne – IFPR). A CNapne tem uma composição multidisciplinar e deverá estar previsto no Projeto Político Pedagógico do campus, que visa a promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas no âmbito do IFPR.
Coordenadora: Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk Portaria 363.2022
Contato: cnapne.campolargo@ifpr.edu.br
Equipe:
Laís Perpetuo Colombo – Professor Educação Especial
Bruno Christovão Mendes Alvares – Cuidador
Katia de Melo Pereira da Silva – Intérprete de Libras
Sala de Recursos Multifuncionais
A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é utilizada para atividades relacionadas à inclusão escolar, reuniões e ações do NAPNE, e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes público da Educação Especial: com transtorno do espectro autista, deficiência, e altas habilidades/superdotação, conforme legislação vigente. Quando possível e havendo necessidade comprovada, também são atendidos os estudantes com transtornos funcionais específicos.
Regulamentação da Educação Especial Brasileira
LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021 Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Decreto Nº 10.502/2020 Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Decreto 7.611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva