Egresso da EJA compartilha sua trajetória pessoal e profissional
Publicado em
Na última terça-feira (15/08), o professor Sebastião Gomes compartilhou com os estudantes da EJA/EPT e alguns servidores do Campus Campo Largo, sua trajetória pessoal e profissional, marcada por diversas interrupções na vida escolar, em razão de preconceitos, dificuldades financeiras e familiares. Gomes é egresso da EJA, e atuou como professor em várias escolas de Campo Largo e Balsa Nova (Ensino Fundamental e Médio). Atualmente, é professor da Rede Municipal de Balsa Nova (Ensino Fundamental-I) e da Rede Particular de Campo Largo (Ensino Fundamental-II).
O palestrante contou a sua história de vida e, principalmente, o seu pensamento recorrente de estudar e ser professor. Destacou, entre outros: a importância de estabelecer metas curtas e, a partir da conquistas, seguir acrescentando novas metas; não há tempo ou limites para a escolarização; as oportunidades surgem, fazendo-se necessário aproveitá-las; os desafios existem para nosso crescimento pessoal e profissional. Relatou, ainda, que busca simplificar as atividades em sala de aula, pois sua maior preocupação é a formação humana, bem como realiza diversas ações para combater os preconceitos de raça, classe social e etarismo.
O estudante Carlos Alberto Barbosa disse que ficou “feliz e muito animado com a presença e a história de vida do professor Gomes, uma injeção de ânimo, pois foi ver nos olhos do professor a satisfação de estar hoje formado, apesar das dificuldades. Sua fala inspira força e esperança de chegar lá, até o fim”. A estudante Michele de Oliveira registrou que estava decidida, diante das inúmeras tarefas diárias, a trancar o curso, mas depois de ouvir a história do Gomes, seguirá com os estudos. Complementou dizendo: “segurei o choro e na hora de abraçá-lo, ele me disse, olhando nos olhos, não desista, assim como eu você também vai conseguir. Pode ter certeza de que assim como a professora dele acreditou nele e ele não desistiu, ele me fez acreditar em mim e que eu vou conseguir.”
Para a Coordenadora do Curso, professora Luciane Schulz, “as histórias e vivências das pessoas se entrelaçam, proporcionando momentos de aprendizagem, reflexão e motivação. Com isso, viabilizar espaços de compartilhamento de experiências aproximam os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, bem como são de extrema relevância para a permanência e engajamento”.
Confira as fotos!