Notícias

Câmpus Campo Largo comemora o Dia Internacional da não-violência contra a mulher

Publicado em

Para marcar o dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Internacional da não-violência contra a mulher, foram distribuídos folders e viseiras para os estudantes das turmas regulares e do PRONATEC do Câmpus Campo Largo. Os materiais foram fornecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Campo Largo.

O objetivo dessa atividade foi repassar informações quanto aos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) , os mecanismos de denúncia, bem como, a necessidade de que todos, independentemente do gênero, se envolvam no combate à violência, um vez que:

– Segundo pesquisa realizada pela ONU no ano 2000, uma em cada três mulheres no mundo já foi espancada ou violentada sexualmente;
Entre 84 nações avaliadas pela ONU, o Brasil está em sétimo lugar em assassinatos de mulheres;
– No Brasil, a cada cinco minutos, uma mulher é agredida e, em cerca de 70% dos casos, quem agride é o marido ou namorado, de acordo com relatório do Ministério da Justiça de 2012.
– O Paraná está em 3º lugar nas taxas de homicídio feminino no Brasil, segundo dados de 2010, do Ministério da Saúde.

Para a assistente social Oengredi Mendes,”a violência contra mulher precisa ser amplamente debatida em todos os espaços, entre eles no âmbito educacional, pois não é um problema privado. É responsabilidade de todas as pessoas a construção de uma sociedade sem machismo, sem violência. Alerta, ainda, que importante desmistificar algumas questões, entre elas que violência não é só física, mas também psicológica, sexual, patrimonial e moral. É preciso denunciar”.