Projeto de Extensão: Inclusão Digital
Publicado em
No dia 31 de agosto, um grupo de servidores e estudantes bolsistas do Campus Campo Largo, ligados ao projeto PBIS “Inclusão Digital: contribuindo para democratização da informação e formação cidadã”, se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Largo, para debater e definir os critérios de seleção do público-alvo para o ingresso no curso de capacitação em “Tecnologia da Informação e Comunicação” que será ofertado a partir do mês de setembro (21) de 2015. O projeto de extensão tem como objetivo colaborar com a diminuição da exclusão digital que afeta principalmente pessoas em vulnerabilidade social.
A proposta tem como diferencial a oferta da capacitação de informática básica, considerando aspectos relativos ao mundo do trabalho, o acesso aos direitos e a valorização dos conhecimentos que os participantes possuem, interagindo os conteúdos as suas realidades. Para Marilda Maria Marochi, Coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, “é a Política de Assistência Social que trabalha com as mazelas da sociedade, oportunizando aos públicos vulneráveis a inclusão ao mundo digital, colaborando com aqueles que ainda não possuem habilidades para realizar tarefas junto a estas tecnologias, propiciando melhorias na qualidade de vida”. Já para Alexander Stradioto, Coordenador da Proteção Social Especial, “são nestas parcerias que se estabelecem oportunidades para os adolescentes e jovens do Município desenvolverem novas habilidades, prepará-los para o ingresso no mundo do trabalho, acreditando em suas potencialidades, despertando-os para a construção de sua cidadania e protagonismo social”.
O curso de será dividido em quatro módulos: Introdução ao uso de computador; Noções básicas de sistemas operacionais; Noções básicas pacote Office e Acesso à Internet, com carga horária de 60 h e competente certificação.