I Encontro de Agroecologia IFPR do Campus Campo Largo
Publicado em
No dia 13 de agosto aconteceu no Campus Campo Largo o I Encontro de Agroecologia,que reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre agricultores/as familiares da região, professores, técnicos, pesquisadores e estudantes, de diversas instituições, movimentos sociais do campo, associações e cooperativas de agricultores. Todos com o intuito de trocar experiências e saberes acerca da Agroecologia e seus desafios futuros.
O Encontro foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA Campo Largo, criado em 2014 pelo projeto “Diagnóstico e ações práticas em apoio à transição agroecológica no município de Campo Largo”, este financiado através da chamada nº 81/2013, pelo MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq. Cabe ressaltar que, entre os objetivos do NEA Campo Largo, destaca-se a realização de ações que integrem extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional, a partir da mobilização de grupos sociais, criação de parceiras interinstitucionais, construção e compartilhamento de conhecimentos científicos, empíricos e populares relacionados à Agroecologia e produção orgânica.
O evento iniciou com um café da manhã agroecológico, seguido de uma mística de abertura realizada pelos estudantes do curso Tecnólogo em Agroecologia (PRONERA) da Escola Latino-Americana de Agroecologia (Lapa/PR). Após, a coordenadora do NEA, Prof.ª Sandra A. Engelmann realizou a solenidade de abertura, apresentando o histórico do Núcleo, os projetos desenvolvidos e a proposta do Encontro. Em seguida, representando o Instituto Federal do Paraná, Campus Campo Largo, a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Luciane Schulz Fonseca deu as boas vindas a todos/as os/as participantes.
Na sequência, teve início o Seminário “Situação da Agroecologia – Desafios e Oportunidades”, que teve como palestrantes o agricultor agroflorestal Pedro Oliveira de Souza, membro da Cooperafloresta (Barra do Turvo/SP) e do Engenheiro Agronômo e professor da ESALQ-USP, Dr. Carlos Armênio Khatounian. O agricultor Pedro Souza trouxe um relato da sua experiência na implantação de agroflorestas no Vale do Ribeira (Paraná e São Paulo) e de como a qualidade de vida das famílias envolvidas mudou para melhor. Este envolvimento todo foi catalisado pela cooperativa local que colabora no processo de comercialização e industrialização dos alimentos. Já o palestrante Khatounian, que trabalhou muitos anos na pesquisa e extensão da produção orgânica no Paraná e hoje atua em São Paulo, trouxe uma série de “provocações”que favoreceram reflexões e debates muito ricos com os presentes.
Na parte da tarde, houve um momento para troca de sementes e mudas entre os/as participantes, seguido de oficinas teórico-práticas com os seguintes temas: Sistemas Agroflorestais; Astronomia e Calendário Biodinâmico; Microrganismos Eficazes; Certificação de Produtos Orgânicos; Comida Relacional; Produção de Sementes de Hortaliças; Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e Agroecologia.
Posteriormente, foi realizado solenidade de entrega de certificados para 17 agricultores/as familiares do município de Campo Largo que participaram do Curso de Extensão “Agricultor Orgânico”, que fez parte das atividades de capacitação do NEA Campo Largo.
Ao final, aconteceu uma confraternização com café da tarde agroecológico e atividade cultural, com a apresentação do Grupo de Capoeira Angolinha, de Campo Largo.