Administração – Campus Campo Largo

Administração

Atualizado em

Copiado!

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Coordenação do Curso: Prof.ª Sandra Andrea Engelmann
Contato: tec.cctadm.campolargo@ifpr.edu.br

1 Características do Curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Modalidade: Presencial

Forma de oferta: Integrada

Tempo de duração do curso: 04 anos

Turno de oferta: manhã

Horário de oferta: segunda a sexta das 8h às 12h30, com 30 minutos de intervalo. 

Carga horária total: 3.200 h (horas aula de 60 minutos)

Tipo de matrícula/regime escolar: Série/Anual

2 Objetivo geral

O Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Campo Largo tem como objetivo qualificar cidadãos profissionais técnicos de nível médio empreendedores com formação técnica, ética e política, com elevado grau de responsabilidade social, comprometidos com as transformações sociais, políticas e culturais, e capazes de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, na área de gestão e negócios, nas atividades de administração e de suporte à produção e à prestação de serviços nos diversos setores econômicos.

3 Perfil Profissional Egresso

O egresso do Curso Técnico em Administração terá aprimorada sua capacidade de atuar na sociedade com autonomia intelectual, de maneira ética e crítica. Estará apto para prosseguir nos estudos e para atuar no mundo do trabalho que exige formação integral com competência para: planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos nas áreas industrial, comercial e prestação de serviços nos diversos setores da economia; operacionalizar rotinas administrativas; planejar e controlar as atividades empresariais e públicas; planejar os processos de gestão de pessoas; organizar programas de melhoria e redução de custos nos processos produtivos e logísticos das empresas de diversos segmentos; compreender os tipos de mercado e as estratégias de inserção nos mesmos com novos produtos ou serviços; analisar os processos financeiros e orçamentários nos diversos tipos de organizações.

Em síntese, o estudante concluinte estará habilitado para executar operações administrativas relativas a: “executar operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange à gestão de pessoal, de materiais e produção, de serviços, gestão financeira, orçamentária e mercadológica; utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, sejam operacionais, de coordenação, de chefia intermediária ou de direção superior, sob orientação; elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros; elaborar e expedir relatórios e documentos diversos; auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões” (CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS).

4 Diplomas e Certificados

O Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio tem duração mínima de quatro anos, perfazendo um total de 3.200 horas, integrando componentes curriculares da Base Nacional Comum e componentes curriculares de Formação Técnica. O egresso estará habilitado como Técnico em Administração após a integralização de todos os Componentes Curriculares e o cumprimento de todas as atividades previstas na matriz curricular do curso.

Deste modo, os concluintes do curso receberão o Diploma de Técnico em Administração do eixo Tecnológico Gestão e Negócios e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (conforme Resolução CNE/CEB nº 01/2021).

5 Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem ocorrerá de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96, especificamente o inciso V do artigo 24; a Resolução nº 50/17, que estabelece as normas de avaliação do processo ensino-aprendizagem do Instituto Federal do Paraná e na Resolução nº 54/11, dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do IFPR.

O rendimento escolar será avaliado com base no acompanhamento contínuo dos estudantes nas diversas atividades propostas, tais como: trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso, testes orais e escritos, auto avaliação, exercícios práticos em laboratório de informática, entre outros. Os resultados obtidos, nos termos da Resolução nº 50/17, serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo:

Conceito A: quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito B: quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito C: quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito D: quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

O conceito mínimo para aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima obrigatória é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do período letivo.

6 Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação dos conteúdos e conceitos será realizada ao longo do período letivo. Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem. A oferta da recuperação paralela será em horário diverso da aula regular (horários de atendimento), a fim de que o professor possa atender de forma mais individualizada e, a partir das dificuldades encontradas, selecionar objetivos e atividades diferenciadas para efetivar a aprendizagem. Ademais, será assegurado horário para recuperação paralela em dias previamente definidos entre coordenação, professores e alunos.

Ressalta-se que é garantida a recuperação paralela ao estudante, tão logo diagnosticadas as dificuldades de aprendizagem como mecanismo que busca desenvolver e resgatar os conhecimentos necessários à interação do estudante com os conteúdos do currículo. O estudante deverá participar das atividades de recuperação somente o tempo necessário à superação das dificuldades diagnosticadas. Nos termos do artigo 13, item 3, da Resolução nº 50/17, “a recuperação paralela implica em novos registros acadêmicos e, quando constatada a apropriação dos conteúdos estudados, ocorrerá a mudança de resultado”.

7 Uso dos laboratórios

Regulamento de Uso dos Laboratórios

8 Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: https://ifpr.edu.br/resolucao-012012

9 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.