Agroecologia – Campus Campo Largo

Agroecologia

Atualizado em

Copiado!

CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Coordenação do Curso: Prof.ª Adriana Couto Pereira
Contato: tec.cctagro.campolargo@ifpr.edu.br

1. Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Modalidade: Presencial.

Forma de oferta: Integrada.

Tempo de duração: 04 anos.

Turno de oferta: Tarde.

Horário de oferta: Segunda a sexta-feira das 13h00 às 17h30min, com 30 minutos de intervalo. Em dois dias da semana haverá uma hora aula adicional, com as aulas ocorrendo até as 18h30min.

Carga horária total: 3.520 horas

Tipo de matrícula: Anual.

Regime escolar: Série.

2. Objetivo geral

O Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo oportunizar a formação geral e profissional aos(às) educandos(as), através da formação integrada entre habilitação técnica e escolarização de nível médio, formando sujeitos com domínio em Agroecologia nas suas múltiplas dimensões.

3. Perfil profissional egresso

O egresso do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio terá se apropriado, a partir de uma formação omnilateral, dos mecanismos de compreensão do desenvolvimento sociocultural, sendo capaz de atuar crítica e conscientemente no mundo do trabalho, a partir de perspectivas da ética, do empreendedorismo e do respeito à diversidade étnico-cultural. Estará apto para prosseguir nos estudos nas diferentes áreas da ciência, bem como atuar tecnicamente na área de Agroecologia, de acordo com o que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (BRASIL, 2016): implantando sistemas de produção agropecuária e agroextrativista e técnicas de sistemas orgânicos de produção; realizando procedimentos de conservação do solo e da água, organizando ações integradas de agricultura familiar; desenvolvendo ações de conservação e armazenamento de matéria-prima, de processamento e industrialização de produtos agroecológicos; operando máquinas e equipamentos agrícolas inerentes ao sistema de produção agroecológico; atuando na certificação agroecológica.
Em relação ao campo de atuação, citam-se: propriedades rurais; empresas comerciais agropecuárias; estabelecimentos agroindustriais; empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; parques e reservas naturais; cooperativas e associações rurais; empresas de certificação agroecológica; e empresas de certificação orgânica (Brasil, 2016).

4. Diplomas e certificados

O Curso Técnico em Agroecologia faz parte do eixo de Recursos Naturais do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (BRASIL, 2016). O Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio tem duração mínima de quatro anos, perfazendo um total de 3.520 horas, integrando componentes curriculares da Base Nacional Comum e componentes curriculares de Formação Técnica. O egresso estará habilitado como Técnico em Agroecologia após a integralização de todos os Componentes Curriculares previstos na matriz curricular do curso.
Deste modo, os concluintes do curso receberão o Diploma de Técnico em Agroecologia e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (conforme Resolução CNE/CEB nº 06/2012).
Segundo a Resolução CONFEA 473/2002, o discente após a colação de grau terá o título profissional de Técnico em Agroecologia, indicando que estará capacitado a desenvolver atividades de sua formação profissional, conforme as atribuições apresentadas no curso, após o registro no Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, sendo denominado Técnico Agrícola em Agroecologia.
Para efetuar o registro profissional, o recém-formado deverá se dirigir às unidades do CFTA ou acessar o sítio eletrônico do órgão, o que permitirá coletar e organizar a documentação necessária para realização do registro.

5. Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante toda a série, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.
Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em: https://ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/

6. Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

7. Uso dos laboratórios

Regulamento de Uso dos Laboratórios

8. Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: https://ifpr.edu.br/resolucao-012012/

9. Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.