Mecânica
Atualizado em
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Coordenação do Curso: Prof. Ricardo Kertscher
E-mail: tec.cctme.campolargo@ifpr.edu.br
1 Características do curso
Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Modalidade: Presencial.
Forma de oferta: Integrada.
Tempo de duração: 04 anos.
Turno de oferta: Manhã.
Horário de oferta: 8h às 12h30min.
Carga horária total: 3200h.
Tipo de matrícula: Anual.
Regime escolar: Série.
2 Objetivo geral
O Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio tem como objetivo qualificar cidadãos profissionais técnicos de nível médio com formação técnica, ética, empreendedora e política com elevado grau de responsabilidade social comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais, capazes de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária para atuarem na área de Controle e Processos Industriais, nas atividades inerentes à indústria metal mecânica.
3 Perfil profissional egresso
O egresso do Curso Técnico em Mecânica, integrado ao Ensino Médio terá aprimorada sua capacidade de atuar na sociedade com autonomia intelectual de maneira ética e crítica. Estará apto a prosseguir nos estudos e a atuar no mundo do trabalho que exige formação integral com competência para “elaborar projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos; planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos; operar equipamentos de usinagem; aplicar procedimentos de soldagem; realizar interpretação de desenho técnico; controlar processos de fabricação; aplicar técnicas de medição e ensaios; especificar materiais para construção mecânica, conforme estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos” (MEC, 3º edição, p.57).
4 Diplomas e certificados
O Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio tem duração mínima de quatro anos, perfazendo um total de 3.200 horas, integrando componentes curriculares da Base Nacional Comum e componentes curriculares de Formação Técnica. O egresso estará habilitado como Técnico em Mecânica após a integralização de todos os Componentes Curriculares e o cumprimento de todas as atividades previstas na matriz curricular do curso. Deste modo, os concluintes do curso receberão o Diploma de Técnico em Mecânica do eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (conforme Resolução CNE/CEB nº 06/2012).
5 Avaliação da aprendizagem
A avaliação é realizada durante toda a série, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.
Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em: https://ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/
6 Recuperação de conteúdos e conceitos
A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).
7 Uso dos laboratórios
Regulamento de Uso dos Laboratórios
8 Direitos e deveres dos estudantes
Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: https://ifpr.edu.br/resolucao-012012/
9 Projeto Pedagógico do Curso
Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.