Campi de Assis Chateaubriand e Umuarama participam da VII Jornada de Foguetes – Instituto Federal do Paraná

Campi de Assis Chateaubriand e Umuarama participam da VII Jornada de Foguetes

De 29 de outubro a 1º de novembro de 2015, acontece a VII Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, RJ. Este ano, a disputa conta com 521 alunos participantes, e o IFPR participa do evento com estudantes de dois campi: Assis Chateaubriand e Umuarama.

Classificadas entre os mais de 85 mil alunos inscritos, as duas equipes do IFPR são as únicas representantes do estado do Paraná na etapa nacional da jornada.

“Rockets Team” – Campus Assis Chateuabriand

A Rockets Team, do Campus Assis Chateaubriand, é formada pelos alunos Rafael Prates, Guilherme Tizon, Gabrieli Cavalheiro e Ana Carolina Borian, dos cursos Técnico em Eletromecânica e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio. Eles são coordenados pela laboratorista Graciana Sousa e pelo professor de Física Bruno Garcia. Os protótipos de foguetes desenvolvidos pelos alunos do Instituto são feitos de garrafas pet, e o combustível utilizado é à base de vinagre e bicarbonato de sódio, os quais, por meio de uma reação química, pressurizam o foguete.

“A de Anarquia” – Campus Umuarama

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe “A de Anarquia”, de Umuarama — constituída pelos estudantes Matheus Avelaneda, Matheus Galieta, Igor Arcanjo, Leonardo Umemura e André Murilo, do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio — está entre as classificadas para a etapa nacional da Jornada de Foguetes. O convite se deve ao desempenho de 159m de alcance do foguete durante a competição “Mostra de Foguetes e Lançamento de Dardos”, que aconteceu no dia 06 de maio, na Universidade do Paraná (Unipar).

Campeã da Jornada de Foguetes de 2014, a equipe de Umuarama busca este ano o bicampeonato nacional.

Saiba Mais

A VII Jornada de Foguetes é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento faz  parte da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Para mais informações, acesse a página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.]]>