Campus Avançado Goioerê representa o Brasil em evento internacional de arte – Instituto Federal do Paraná

Campus Avançado Goioerê representa o Brasil em evento internacional de arte

“Nacionalmente, nós nos destacamos como o único local no país a realizar o evento. Somos representantes do Brasil junto à Unesco, ou seja, é o IFPR no mundo!”, destaca o professor Jhonatan Uewerton, do Campus Goioerê.

O docente se refere à participação da unidade no Commedia Dell’Art Day, evento anual que ocorre no dia 25 de fevereiro em diferentes partes do mundo, no qual pessoas ou grupos se organizam e promovem apresentações acerca do tema. O objetivo principal é  tornar a Commedia Dell’Art patrimônio imaterial e histórico da humanidade; dessa forma, os relatórios da data são enviados à Unesco. Veja quais elementos do Brasil estão inscritos na lista.

O IFPR esteve presente neste ano pela iniciativa dos professores Marcelo Colavitto (ator profissional que há 20 anos realiza apresentações da Dell’Art no dia 25 de fevereiro) e Jhonatan Uewerton, de Artes e História, respectivamente. A apresentação foi realizada internamente para todos os servidores e alunos no período matutino do Campus Avançado Goioerê.

A estudante Ana Caroline Lima, de 15 anos, aprovou a ideia: “Eu gostei do contexto histórico contato pelo professor de História sobre a “Commedia Dell’Art” e da apresentação teatral, que foi muito engraçada, divertida e visionou a nossa vida de adolescência dentro do contexto Dell’Art. Com improvisação, o professor fez muita coisa com pouca coisa!”, afirma a aluna.

A Commedia Dell’Art

A Commedia Dell’Art é uma forma de teatro popular que surgiu em meados do século XVI, na Itália, se opondo à comédia erudita. As apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas em palcos improvisados ou carroças. Os artistas eram geralmente grupo de famílias, e a grande característica era improvisar e interagir com o público seguindo apenas uma espécie de roteiro. Alguns dos personagens retratados eram Dottore, Pantalone e Arlecchino.