Campus Curitiba participa do Projeto Formação Gesac, do Ministério das Comunicações – Instituto Federal do Paraná

Nesta semana, Curitiba recebe alunos de 11 municípios do Paraná e de Santa Catarina que participam do Projeto Formação Gesac. Eles terão aulas de Hardware, Software e Redes. O projeto, inserido no programa de inclusão digital do Gesac, do Ministério das Comunicações, capacitará mais de 600 representantes de comunidades em 26 estados brasileiros.

Ter acesso aos computadores, saber manejá-los, aprender a navegar pela rede mundial da internet, encontrando e divulgando informações que interessam a si, como indivíduo, e às suas comunidades. O objetivo do Projeto Formação Gesac, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e o CNPq, é possibilitar esse acesso aos indivíduos que frequentam os Pontos Gesac, telecentros instalados pelo Governo Federal em comunidades rurais e urbanas do Paraná e de 11 mil localidades de todo o Brasil.

De segunda a sexta, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, abrigará as aulas deste projeto de capacitação. Alunos de vários municípios do Estado se reunirão na cidade para receber aulas de Hardware, Software e Redes.

São atendidos nos dois Estados 11 monitores, representantes de telecentros Gesac dos municípios de catarinenses de Abelardo Luz, Fraiburgo, Garopaba, José Boiteux, Laguna e São José do Cerrito e dos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, Lidianópolis, Mandirituba, Maringá e São Miguel do Iguaçu.

Professores e tutores do IFPR, em parceria com Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação Gesac, ministrarão as aulas. Esta será a última capacitação presencial desses monitores, que, desde setembro de 2010, recebem aulas presenciais e à distância nas disciplinas de Educidadania, Educomunicação e Educação à Distância. Até março de 2011 as aulas serão na modalidade à distância, via internet.

Para receber seu Certificado de Formação, os alunos repassarão o conhecimento recebido a pelo menos mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente no próprio monitor, que pode sair do Ponto Gesac ou mesmo da comunidade. É uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta de inclusão digital.

Nesta semana também acontecerão formações no Maranhão, em Alagoas e no Espírito Santo.

Como funciona o projeto?
O Projeto Formação Gesac está inserido no programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações, e tem parceria com o Ministério da Educação, por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica , que disponibilizou professores e alunos de 21 Institutos Federais, incluindo o do Paraná. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também apoia a ação.

Projeto-piloto de inclusão digital do Programa Gesac, a formação foi desenhada para que, durante um ano, fossem desenvolvidas aulas presenciais e à distância das disciplinas de Educidadania, Educomunicação, Educação à Distância, Hardware, Software e Redes. Em 26 estados brasileiros participam 614 monitores dos telecentros Gesac.

Conheça mais sobre o Programa em www.formacao.gesac.gov.br

Veja a matéria sobre impacto do projeto nos telecentros: https://tiny.cc/rhlj1

Conheça a rede social do Projeto, onde os alunos, professores e representantes das comunidades aprendem e trocam informações: www.redegesac.net

Twitter: @formacaogesac