Câmpus Curitiba reinicia atividades do Programa Mulheres Mil – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Curitiba reinicia atividades do Programa Mulheres Mil

Os professores do Câmpus Curitiba, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) iniciaram, neste mês de junho, as primeiras atividades de formação no Programa Mulheres Mil 2013. As atividades iniciaram com a prestação de informações sobre o programa e os cursos de formação técnica que serão ofertados, além de palestras sobre temas como Empreendedorismo e Trabalho. Em 2013, a equipe do Programa em Curitiba atenderá as mulheres da Vila União Ferroviária (Uberaba) e também no Bairro Novo.

A vila é uma das ocupações que compõe o chamado bolsão Audi – União, localizado no bairro do Uberaba.  Este complexo de Vilas da área reúne cerca de 3 mil famílias e era, até recentemente, uma das mais precárias ocupações da cidade. Enquanto o curso de Apoio a Eventos será no Uberaba, o curso de massagista será no Bairro Novo. Para implantação do Programa, o IFPR contou com apoio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) tanto para as fases de sensibilização da comunidade, divulgação e inscrição, assim como para a  infraestrutura.

Eventos e Massagista

Serão ofertadas aulas e debates em duas etapas, uma de formação básica, com disciplinas como Comunicação Oral e Escrita/Português , Economia e Empreendedorismo, Inglês,  Matemática Básica, Direitos Fundamentais e Informática e outra de formação técnica, na qual são ofertados o curso de Massagista e Apoio a Eventos. As atividades serão realizadas no período da tarde e noite.

O objetivo do Programa Mulheres Mil em Curitiba é incentivar, por meio da educação, a participação efetiva de mulheres da comunidade Vila União Ferroviária em um processo de formação, elevação de escolaridade, inserção no  mundo do trabalho e emancipação feminina. O programa atende a política do Governo Federal, Ministério da Educação e IFPR de inclusão social e apoio as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Cuidador de Idosos e Crianças

Desde o final de 2011, o câmpus Curitiba realiza o Programa Mulheres Mil. Na primeira edição do programa, foram ofertados cursos na área de saúde: Cuidadora de Idosos e Cuidadora de Crianças na sede João Negrão. Durante o curso, além das atividades de formação básica, as mulheres puderam desenvolver suas habilidades para o cuidado de idosos e crianças respeitando os aspectos físico, mental e social, além de obter informações sobre alimentação, higiene e vestimentas e capacitação para o relacionamento ético com o idoso/ criança atendida, familiares e equipe multidisciplinar.

Confira as fotos das atividades iniciais do Mulheres Mil em Curitiba no Facebook