Câmpus do IFPR de Jaguariaíva promove encontro de formação docente para professores da rede municipal de ensino – Instituto Federal do Paraná

Professores, diretores e pedagogos da rede municipal de ensino de Jaguariaíva participaram no sábado (22), no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, do I Encontro de Formação Docente do IFPR Câmpus de Jaguariaíva. O evento foi promovido pelo Instituto Federal do Paraná – Câmpus Jaguariaíva, por meio do Projeto de Extensão “Múltiplas Linguagens: Uma Proposta de Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Jaguariaíva”. Palestra com o professor José Pacheco e oficinas pedagógicas integraram a programação.

A abertura do encontro contou com a presença de educadores, autoridades locais e representantes do IFPR e bolsistas do projeto. O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, representou o prefeito José Sloboda na ocasião. Ele emocionou aos presentes ao falar da importância dos professores na sociedade, reverenciando-se aos mesmos.

Também fizeram parte da mesa diretiva a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Selma Stychnicki, a Diretora-Geral do Câmpus do IFPR em Jaguariaíva, Aline Renée Benigno dos Santos, a coordenadora de Ensino Pesquisa e Extensão do Câmpus de Jaguariaíva, Adriana Ferreira Gama e o professor José Pacheco. Ao se dirigirem aos participantes eles enalteceram o esforço daqueles que buscam aprimoramento, tão necessário para elevação da qualidade do desempenho docente. A diretora Aline em seguida comentou sobre o projeto de extensão do qual o evento fez parte, destacando que o encontro significou a realização de um sonho. Ela também enfocou suas experiências, resultados e superações obtidas como aluna, mostrando que a aprendizagem é possível, com incentivo e busca de diferentes formas de aprender e educar.

O ponto alto do evento foi a palestra com o professor Pacheco. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ele coordenou por 30 anos a Escola da Ponte, instituição que ganhou importância pelo projeto educativo revolucionário, baseado na autonomia dos estudantes.

O palestrante procurou mostrar que a escola precisa mudar, a partir dos próprios professores, visto que o modelo tradicional de ensino vem da época da Revolução Industrial. “O que venho fazer aqui é conversar de companheiro de profissão para companheiro de profissão, acreditando piamente que podemos mudar para melhor, respeitando aqueles que não querem mudar”, disse o pesquisador. A transformação da sociedade será então uma consequência da renovação do ensino. A proposta pedagógica que tornou o professor Pacheco conhecido mundialmente não segue um sistema dividido em séries, os professores não são responsáveis por uma disciplina ou turma específica e os alunos fazem as provas quando se sentem prontos para serem avaliados. Para o estudioso, o ensino e a aprendizagem em equipe, o diálogo, a valorização dos bons professores e dos que têm potencial para se tornarem bons educadores podem transformar a educação.

Depois da palestra ocorreram oficinas em Múltiplas Linguagens na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, onde educadores e estudantes da Universidade Federal do Paraná e do IFPR realizaram trabalhos práticos e passaram orientações de forma dinâmica aos educadores jaguariaivenses. O Projeto de Extensão “Múltiplas Linguagens: Uma Proposta de Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Jaguariaíva” é de autoria dos professoras Aline Renée Benigno dos Santos e Adriana Ferreira Gama. Ele é desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes de Jaguariaíva e da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR.