Câmpus do IFPR iniciam as aulas – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR iniciam as aulas

A maioria das 13 unidades do Instituto Federal espalhadas pelo Paraná iniciaram as aulas na última segunda, dia 18 de fevereiro. Além das informações necessárias para o bom andamento do semestre, uma aula inaugural ministrada pelo reitor Irineu Mario Colombo foi exibida para dar as boas-vindas para os aproximadamente três mil novos alunos.

O principal objetivo da aula foi que os estudantes pudessem conhecer o que é, qual a missão e como se organiza o Instituto Federal do Paraná.  Após apresentar a estrutura administrativa e os projetos que já estão sendo realizados no âmbito do IFPR, o reitor Irineu Colombo discorreu sobre os principais investimentos e desafios para 2013. Citou, por exemplo, a contratação de mais 300 professores e 150 técnicos administrativos por meio de concurso público e a qualificação destes servidores, por meio do curso de formação pedagógica e especialização em gestão pública.

Em relação a infraestrutura, Colombo destacou a construção de bibliotecas em vários câmpus e enfatizou: “A expansão no Brasil das escolas técnicas faz parte do programa do Governo Federal, por isso, temos dificuldades. Como somos uma instituição nova e em construção, em muitos câmpus ainda não temos bibliotecas adequadas. Neste ano, em 90% dos câmpus elas serão construídas. Também iniciaremos este ano a licitação para obras esportivas em todos os câmpus, além de obras para manutenção e melhorias no acesso. Por vezes estes processos podem demorar um pouco, mas estamos adotando as melhores alternativas para resolver estas situações. O IFPR tem ainda muitos recursos para receber do Governo Federal. Para isso, estamos nos preparando para entregar para todos os câmpus do IFPR uma infraestrutura completa”.

Para finalizar, o reitor Colombo enviou um recado aos estudantes. “O IFPR está se constituindo uma referência para o Brasil, mas o estudante deve se dedicar e estudar. Faça sua parte. Seja criativo e tenha disciplina. Nos ajude a fazer uma boa instituição”.

Confira as fotos de como foram os primeiros dias de aulas nos câmpus no Facebook.

Leia, na íntegra, a transcrição da aula inaugural.