Campus Irati oferta curso gratuito de inglês para crianças – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campus Irati oferta curso gratuito de inglês para crianças

Publicado em

Copiado!

Até 20 de outubro acontecem as aulas do Projeto de Extensão “IFPR English Steps: crianças da Vila Matilde aprendendo a Língua Inglesa”, do Campus Irati. O projeto propõe, de forma gratuita, a aprendizagem da Língua Inglesa por crianças do Ensino Fundamental do bairro-sede do Campus Irati, a Vila Matilde.

O curso é ministrado por estudantes bolsistas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da unidade e coordenado pelos professores Simara Cristiane Braatz e Roger Mazur e propõe também a elaboração de material didático pelos bolsistas, permitindo sua participação no processo e inserindo-os na produção de pesquisa científica. “Busca-se, assim, uma mudança de foco na prática pedagógica: tradicionalmente centrada no professor, detentor do método e do saber para – a partir do projeto – centrar no aluno, seus interesses e motivações, em uma perspectiva de coparticipação e integração de conhecimentos”, destaca Simara.

O projeto está em consonância com uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ao considerar o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica. A docente concorda: “O projeto vem se mostrando de grande impacto e transformação por possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental de um bairro local uma experiência diferenciada com a língua estrangeira, assim como aproxima cada vez mais a comunidade externa ao Instituto, buscando fortalecer seu sentimento de ‘pertencimento’ à instituição. Além disso, os nossos alunos bolsistas estão passando por uma rica experiência linguístico-cultural e sociopolítica, bem como aprendendo a realizar a pesquisa e a extensão”.

IFPR English Steps: crianças da Vila Matilde aprendendo a Língua Inglesa” do Campus Irati foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (Proepi), através do no Edital nº 20/2014, com financiamento do Instituto em parceria com a Fundação Araucária.]]>

Topo