Câmpus Jacarezinho dá início às atividades do programa Mulheres Mil – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Jacarezinho dá início às atividades do programa Mulheres Mil

O Câmpus Jacarezinho deu início, na última semana, às atividades do Programa Mulheres Mil no município. Nesta primeira turma, serão atendidas 100 mulheres de diversos bairros das cidades.

O programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribui para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Integrado a essas prioridades, o Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas em várias regiões do país.

Estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – o programa possibilitará a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades. Em Jacarezinho os gestores do programa, Professor Fabrício Baptista e Professor Welk Daniel, ambos docentes do IFPR, pretendem tematizar o curso em torno de conteúdos que contemplem as áreas de processos alimentícios. “Vamos implementar o Mulheres Mil em Jacarezinho de tal forma que essas mulheres sejam reinseridas em sala da aula”, afirmou Welk. Além de disciplinas específicas, as estudantes terão aulas de informática, empreendedorismo, ética em ambientes de trabalho e outras áreas básicas como matemática, português, química e biologia. Com esse programa o Instituto Federal cumpre com sua principal missão, a elevação da escolaridade com prioridade a inclusão social por meio de educação com extrema qualidade.

Durante a aula inaugural, o diretor do câmpus Gustavo Villani deu as boas vindas às 100 novas alunas e colocou toda a estrutura a disposição das participantes do programa Mulheres Mil. A pedagoga da instituição, Lúcia Périco, destacou a valorização da autoestima e do compartilhamento das experiências de vida dessas mulheres na faixa etária entre 18 e 60 anos.

Até o final do curso, as participantes receberão 700 reais para auxílio em transporte e alimentação.

Fotos da solenidade que deu início às atividades do programa estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

Com informações do servidor Welk Daniel – Câmpus Jacarezinho