Campus Jacarezinho é exemplo de inovação e criatividade na Educação Básica – Instituto Federal do Paraná

Campus Jacarezinho é exemplo de inovação e criatividade na Educação Básica

O IFPR, representado pelo Campus Jacarezinho, é umas das 178 instituições educacionais brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como exemplo de inovação e criatividade na Educação Básica. O reconhecimento veio depois de avaliação realizada para identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22).

Da lista das 178 instituições selecionadas – de um total de 682 entidades que se inscreveram na chamada pública lançada pelo MEC em setembro – , 74,3% são escolas e as demais 25,7% são organizações educativas que atuam na formação de crianças, adolescentes e jovens, algumas com foco específico em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental. Dentre elas, 52,5% são públicas.

O Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica mostra, portanto, que é possível – e que já está acontecendo – a transformação das escolas e dos ambientes educativos em todas as regiões, nos diferentes contextos socioeconômicos e com os mais diversos públicos.

“Quando se inicia algo novo, sempre temos medos, dúvidas e angústias. Esta nova proposta de Ensino Médio não foi diferente: trouxe-nos calafrios, noites sem dormir, além de perguntas e perguntas. Porém, mais do que isso, trouxe-nos também a ideia de que é possível fazer uma nova educação, baseada na alegria e no amor de aprender, e não somente no compromisso de ir à escola”, afirma o Diretor-Geral do Campus Jacarezinho, Gustavo Villani Serra. Para o diretor, o reconhecimento do MEC é um combustível e um estímulo para continuar pensando e, conscientemente, “ousando enxergar a educação de um ponto de vista criativo e inovador”.

Fonte: portal inovação e criatividade do MEC]]>