Campus Paranaguá cede uso do Anfiteatro à Prefeitura – Instituto Federal do Paraná

Campus Paranaguá cede uso do Anfiteatro à Prefeitura

Em solenidade realizada na manhã do último sábado, 6, o Campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná concedeu o direito de uso do anfiteatro do Campus para a Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), órgão ligado à Prefeitura Municipal. O evento teve a presença do prefeito José Baka Filho, do diretor geral da instituição, professor Marco Aurélio Visintin, e de diversos secretários municipais. O espaço será usado para realização de eventos culturais como peças teatrais e apresentações musicais dos artistas locais.

A Prefeitura vai utilizar o Auditório até a conclusão das obras do Cine Teatro Rachel Costa. Segundo informações da Prefeitura, para a conclusão do Cine seriam necessários mais de R$ 2,5 milhões, no entanto, a Prefeitura dispõe de R$ 1,3 milhões. “O restante estamos nos empenhando para conseguir. Enquanto isso, o anfiteatro do IFPR será utilizado para as demandas da Fundação de Cultura. Só temos a agradecer à direção da instituição”, declarou Baka.

O prefeito afirmou também que o IFPR já presta ajuda importante à cidade, oferecendo 600 vagas para jovens estudantes. “Isso nos deixa felizes, porque eles não precisam ir a outras cidades para estudar. A gente vê que renasce e acende a chama da esperança da cidade”, comentou Baka, para quem é importante essa integração entre a instituição e a sociedade local. Vale lembrar que a instituição está crescendo e recentemente foi anunciado investimento de R$ 5 milhões para ampliar a estrutura. A Prefeitura de Paranaguá doou a área do atual prédio onde ocorre a ampliação.

O diretor Visintin relatou sobre a continuidade do processo de parcerias com a Prefeitura e agradeceu em nome da direção da instituição. “O prefeito tem sido nosso aliado aqui em Paranaguá. É uma obra parnanguara, com esforço conjunto da sociedade, sob a tutela e guarda da Prefeitura Municipal e do próprio prefeito”, destacou. O diretor do Campus  anunciou ainda que em 30 dias a instituição fará a doação de 10 notebooks ao Provopar de Paranaguá, presidido pela primeira-dama, Jozaine Baka, para oferecer cursos de informática num ônibus que percorrerá os bairros da cidade.

Quem também agradeceu o apoio do IFPR pela cessão do anfiteatro foi o presidente da Fumcul, Alceu Claro Chaves. “Devíamos esse apoio aos atores de Paranaguá para utilizar o espaço. Agradecemos esse apoio à cultura de Paranaguá”, destacou o dirigente. Segundo ele, a expectativa é que até o final do ano seja concluída a obra do Cine Teatro Rachel Costa, que já está sendo utilizado parcialmente para realização de oficinas na área musical.

Fonte: Assessoria e Prefeitura Municipal de Paranaguá