Campus Paranavaí é o primeiro no IFPR a monitorar o consumo de energia elétrica – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Campus Paranavaí é o primeiro no IFPR a monitorar o consumo de energia elétrica

Publicado em

Copiado!

No último dia 09 de maio, uma equipe do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve presente no campus Paranavaí do IFPR para fazer a instalação de um equipamento que auxiliará no monitoramento do consumo de energia elétrica. O campus Paranavaí é o primeiro do Paraná a implantar o sistema, chamado, Portal de Gerenciamento Energético (PGEN).
O projeto PGEN, coordenado pelo professor Rafael Rodrigues, refere-se à gestão de carga, conforme a Resolução Normativa ANEEL Nº 1.059, de 7 de fevereiro de 2023, representando uma iniciativa nacional entre o Ministério da Educação e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Está prevista a instalação de 100 equipamentos até o final do mês de junho, totalizando 200 até o término do ano de 2024 nos Institutos Federais de todo Brasil.

Estiveram presentes na visita os professores Rafael Rodrigues, Douglas Alves e Fábio Schmitt, todos do IFSC, além de professor Anderson Piccini, do Campus Paranavaí do IFPR, e dos servidores Raphael Corrêa Vicentino e
André Ulisses Borges, ambos da COPEL.

Em nome do Grupo de Trabalho do IFPR (Portaria de pessoal DEAC/GR/IFPR Nº 996, DE 08 de maio de 2024), agradecemos à equipe da Copel, que nos atendeu de imediato e auxiliou durante toda a instalação. Ainda, ao diretor geral Rafael Petermann, por autorizar a instalação do equipamento, e à equipe do IFSC, sempre atenciosa e prestativa!

(Atualizado em 14/05, às 14h35)

Topo