Campus União da Vitória realiza ação solidária – Instituto Federal do Paraná

Campus União da Vitória realiza ação solidária

O amor pelos animais, o senso ecológico e de formação para a cidadania são alguns dos fatores que motivaram alunos e servidores do Campus União da Vitória a confeccionar casinhas para cachorros, na última terça-feira (5). Elas foram produzidas utilizando materiais que iriam para o lixo, como caixas de papelão e de papel cartonado – conhecidas como “embalagem longa vida”.

A ação contou com a participação de cerca de 10 estudantes e pessoas da comunidade, sob a coordenação da bibliotecária Elisângela Pires Bezerra, que resolveu pôr em prática a ideia que encontrou nas mídias sociais. Segundo Elisângela, esse espaço de trabalho não é estático, tendo função social também: “A biblioteca precisa promover esse tipo de ação, que chame os alunos não só pelo acervo”, explica.

A zootecnista Fabiana Forte, que é membro do Grupo de Defesa Animal de União da Vitória, responsável por destinar as casinhas, acredita que esse tipo de iniciativa significa proteção e carinho com os animais e que pode fazer que mais pessoas reproduzam essas atitudes. “É tudo de bom para os peludos, para o ambiente e para os alunos, que crescem com atitudes como essa do IFPR”, afirma Fabiana.

As caixas de papelão utilizadas nas casinhas haviam embalado livros que vieram para o acervo da biblioteca, e as “longa vida” foram doadas pelos servidores. A ação teve a cobertura da TV Mill; confira no vídeo. As fotos estão disponíveis na página do Facebook do campus.