PROCESSO ELEITORAL CODIC BIÊNIO 2024-2025 – Campus Capanema

PROCESSO ELEITORAL CODIC BIÊNIO 2024-2025

Foi publicado o Edital nº 53, de 22 de março de 2024 que trata do Regulamento do processo de escolha dos membros docentes, técnicos administrativos e discentes do Colegiado de Dirigentes do Campus – CODIC, que é o órgão consultivo, propositivo, avaliativo, mobilizador e normativo de apoio técnico-político à gestão no Campus.

A estrutura do CODIC é composta por: Diretor(a) Geral do campus; Diretor(a) do Planejamento e Administração; Diretor(a) de Ensino, Pesquisa e Extensão; representação de 50% das Coordenações de Curso, sendo no mínimo de 02 e no máximo de 04; 02 representantes dos(as) Docentes; 02 representantes dos(as) Técnicos(as) Administrativos em Educação; 01representante discente do Ensino Superior e 01 representante discente da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio; 01 representante dos pais de alunos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio; 02 representantes da sociedade civil; e dirigente máximo da unidade avançada (Campus Avançado Barracão).

O processo eleitoral será realizado para a escolha dos(as) representantes dos segmentos: docentes (02); técnicos(as) adminitrativos em educação (02); e discentes do Ensino Superior (01) e da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (01).

A votação será por segmento, cada um pode votar apenas em seus próprios pares. Sendo o voto facultativo, direto, secreto, não podendo ser efetuado por procuração.

Demais membros que compõem o CODIC passam por processos específicos de seleção, sendo escolhidos devido sua ocupação diretiva, bem como, os representantes de Coordenações de Cursos, são definidos por eleição/escolha, em reunião do Colegiado de Gestão Pedagógica do Campus (CGPC), convocada para este fim; os representantes de pais de alunos são definidos por eleição/escolha, em reunião convocada pela Direção-Geral do campus; e os representantes da sociedade civil terão suas indicações efetuadas por meio de edital e/ou convites, que serão realizados pela Direção-Geral do campus, para posterior apreciação e homologação do Colégio Dirigente do Campus – CODIC. O prazo para conclusão do processo de escolha destes deve obedecer ao cronograma previsto no presente edital.

O processo eleitoral será coordenado por uma Comissão Eleitoral, designada em portaria pela Direção-Geral do campus.

Inscrições

Poderão inscrever-se como candidatos(as) a representante de seus respectivos segmentos:

1. Servidores(as) docentes do quadro de pessoal ativo permanente em efetivo exercício no Campus Capanema;
  2. Servidores(as) técnicos administrativos em educação em efetivo exercício no Campus Capanema;
  3. Discente regularmente matriculados(as) no Campus Capanema.

O período de inscrição inicia às 12h do dia 25/03/2024 extendendo-se até às 12h do dia 01/04/2024, conforme cronograma.

Para os(as) docentes e técnicos(as) administrativos em educação, a inscrição será realizada individualmente, por meio de ficha própria preenchida eletronicamente em processo virtual via sistema SEI – 23411.007744/2018-56.

No caso dos(as) discentes, a ficha de inscrições deverá ser encaminhada para o e-mail do presidente da Comissão Eleitoral: <marcos.schmitt@ifpr.edu.br>, que deverá anexar ao processo no SEI.

Votação, apuração, recursos e homologação

Conforme cronograma deste regulamento ocorrerá no dia 22 de abril de 2024 das 09h às 20h.

Os eleitores receberão um link via e-mail para acesso único e individual ao sistema eletrônico de votação.

Para o segmento docente e técnico administrativo, cada eleitor poderá votar em até 02 candidatos e para o segmento discente, cada eleitor poderá votar em 01 candidato, respeitando os respectivos segmentos de suas caterorias.

A apuração das urnas será realizada pela Comissão Eleitoral e divulgada no dia 23 de abril de 2024.

Caberá recurso por parte do(a) candidato(a) ou eleitor em qualquer etapa do processo eleitoral, respeitando os prazos estabelecidos no cronograma deste regulamento. Deverão ser impetrados via formulário em processo específico via sistema SEI, e dirigidos à Comissão Eleitoral. No caso de discente os recursos poderão ser encaminhados para o e-mail do presidente da comissão: <marcos.schmitt@ifpr.edu.br>. Em sua interposição, é necessário indicar os fatos que o justifiquem e os devidos fundamentos.

A homologação dos(as) eleitos(as) será publicada no dia 25 de abril 2024.

Cronograma

Confira abaixo os dias e horários de realização de cada etapa deste processo eleitoral.

ETAPADATA
Publicação do Regulamento22/03/2024
Inscrição dos candidatos para representação dos segmentos
docente, técnico e discente
12h de 25/03/2024 até
às 12h de 01/04/2024
Divulgação dos candidatos inscritos01/04/2024
Período de recursos das inscrições02/04/2024
Homologação das inscrições | Divulgação das candidaturas03/04/2024
Período de Campanha03/04/2024 a 19/04/2024
Eleição para representantes dos segmentos docente, técnico e discente09h às 20h de 22/04/2024
Apuração da eleição | Divulgação do resultado da apuração23/04/2024
Período de recursos24/04/2024
Data limite para escolha representante das coordenações de
curso, do representante de pais de estudantes e da Sociedade Civil
Divulgação do resultado final e homologação25/04/2024
Data limite prevista para a posse30/04/2024

Acesse o Edital nº 53, de 22 de março de 2024 para verificar outras diretrizes e informações na íntegra.

Acompanhe as novas publicações na página de “Eleição” do CODIC, clicando aqui.

Texto e ilustração: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema (CODICAP).