Publicado em
Nesta manhã (12), a turma do 1º ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, orientados pelo Professor Dr. Zanella, realizaram a prática de captura e cultivo dos chamados MICRORGANISMOS EFICIENTES ou ME.
Solos preservados, como os de mata, guardam uma grande variedade de microrganismos (fungos e bactérias) que atuam de forma benéfica no equilíbrio biológico e na fertilidade do solo.
Esta prática constituiu na captura e cultivo de ME extraídos do solo da mata da área experimental do IFPR Campus Capanema.
Enterrou-se cerca de meio quilo de arroz cozido, sem sal, em um gomo de bambu, por aproximadamente 15 dias. Após esse período, o material desenterrado teve as colônias de fungos e bactérias removidas e posteriormente colocadas para multiplicar em uma calda contendo água sem cloro com açúcar mascavo, na proporção de 100g/L. Depois de duas semanas em cultivo, os ME estão prontos para o uso, por um período aproximado de um ano.
Os ME podem ser usados para melhorar a fertilidade do solo, fortalecer a planta contra organismos nocivos, enriquecer pilhas de compostagem, dentre outros. Pode-se dizer que tal prática consiste em transferir a “vitalidade” do solo da mata para as práticas agrícolas.
Texto e fotografias: Fabio Zanella.
Organização: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.