Cascavel e Paranavaí terão solenidades do IFPR nesta sexta-feira – Instituto Federal do Paraná

Cascavel e Paranavaí terão solenidades do IFPR nesta sexta-feira

Duas solenidades oficiais do IFPR serão realizadas nesta sexta-feira, respectivamente, em Cascavel e Paranavaí. Na cidade do Oeste Paranaense, às 09h30, haverá a cerimônia de lançamento do Plano Diretor do Câmpus Cascavel do IFPR. Neste evento, o reitor do Instituto, professor Irineu Colombo, assina a ordem de serviço para a construção do prédio que será destinado à administração da unidade e também à instalação de salas de aula. Mais tarde, às 15h30, o Câmpus Paranavaí inaugura os blocos didáticos de salas de aula e laboratórios técnicos.

Diversas autoridades participam das solenidades, que também contarão com a presença do deputado federal André Vargas, vice-presidente da Câmara dos Deputados, que, na referida data, será o presidente em exercício da Casa.

Durante os encontros, a comunidade poderá ter acesso a informações referentes aos investimentos em infra-estrutura e recursos humanos previstos para os câmpus.

O IFPR
O Instituto Federal do Paraná é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Foi criado em 2008 pela Lei nº 11.892, mesma legislação que instituiu os outros 37 IFs que estão distribuídos por todo o país. Essas novas instituições compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e têm autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Instituições de educação superior, básica e profissional, os institutos federais são responsáveis pela oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com ênfase na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos.

Os IFs precisam ofertar 50% de suas vagas para cursos técnicos e 30% para cursos superiores de licenciatura. Os 20% restantes devem ser destinadas a outros cursos, como engenharias; cursos de tecnologia; pós-graduações, entre outros.

Em todo o Paraná
O IFPR é, atualmente, a instituição pública de ensino presente no maior número de municípios do Paraná. São 14 câmpus em funcionamento nas cidades de Assis Chateaubriand; Cascavel; Campo Largo; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama. Até o final de 2014, serão instalados novos câmpus nas cidades de Pitanga; União da Vitória; Capanema; Colombo; Jaguariaíva e Pinhais.

Vinculadas aos câmpus, existirão unidades de ensino profissionalizantes (UEPs) do IFPR em oito municípios: Astorga; Goioerê; Quedas do Iguaçu; Coronel Vivida; Barracão; Bandeirantes; Guaíra e Lapa.

Além disso, por meio de metodologia própria de Ensino à Distância, via satélite, os cursos do IFPR chegam a centenas de outros municípios. Somente no Paraná são aproximadamente 300 pólos. E ainda há outros 200 espalhados por todo o Brasil.

Lançamento do Plano Diretor do Câmpus Cascavel do IFPR e assinatura da ordem de serviço para a Construção do Bloco Administrativo.
Data: 24 de maio de 2013
Local: Câmpus Cascavel (Avenida das Pombas, s/n – Bairro Floresta).

Cerimônia de Inauguração dos novos blocos didáticos de salas de aula e laboratórios técnicos do Câmpus Paranavaí do IFPR
Data: 24 de maio de 2013
Hora: 15h30
Local: Câmpus Paranavaí (Av. José Felipe Tequinha, 1400. Jardim das Nações)

Obs: Em comunicado anterior, havíamos informado que os horários foram modificados. No entanto, tal alteração não se confirmará e os horários previstos inicialmente serão mantidos. As mudanças de agenda foram anunciadas em decorrência de ajustes que envolvem o transporte, aéreo e terrestre, dos servidores e autoridades que participarão dos eventos. Os horários oficiais, portanto, são os descritos acima.