IFPR Cascavel promove V Scientif – Campus Cascavel

IFPR Cascavel promove V Scientif

Na última quinta e sexta-feira (19 e 20/08), aconteceu o V Scientif, promovido pelo IFPR Campus Cascavel. Realizado anualmente, o evento é um espaço para a comunidade acadêmica compartilhar e debater ciência, pesquisa e inovação. Neste ano, o V Scientif ocorreu juntamente com a Feira de Profissões, realizada pela Prefeitura Municipal de Cascavel, no Centro de Convenções e Eventos e no Teatro Emir Sfair, e contou com 515 inscritos, superando o número de inscrições dos anos anteriores.

A programação contou com palestras, mostra de banners, comunicações orais e apresentações culturais. Ao todo, 67 banners e 93 comunicações orais foram apresentados. Esses trabalhos são resultado, em sua maioria, de projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores do IFPR, mas também, principalmente, de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de alunos do ensino médio, do ensino superior e da especialização. “Importante destacar que esses trabalhos são construídos dentro de elevado rigor metodológico e atestam a qualidade do ensino do Instituto Federal e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, comenta o coordenador geral do evento, Prof. Dr. Marcelo Hansen Schlachta.

Na quinta-feira pela manhã, o historiador Júlio Raizer ministrou a palestra “Inovação: a chave para o novo mercado de trabalho”. À tarde, houve a sessão de banners e, à noite, a programação continuou com a palestra “O impacto da inovação no mercado de trabalho: estratégias para se destacar”, ministrada pelo economista Vinicius França.

Na sexta-feira, o evento seguiu com as comunicações orais. Além do Campus Cascavel, estudantes e pesquisadores de outros campi do IFPR, como Quedas do Iguaçu, Coronel Vivida e Assis Chateaubriand também participaram apresentando seus trabalhos.

Como o V Scientif aconteceu no mesmo espaço da Feira de Profissões, aberta à visitação da comunidade, servidores e alunos do IFPR Cascavel aproveitaram a oportunidade para divulgar os cursos e ações da instituição. Conforme destaca o professor Marcelo Hansen, o Scientif colaborou para abrilhantar a feira, promovendo a demonstração das práticas e produções realizadas pelo Campus Cascavel e estreitando ainda mais os laços com a comunidade de Cascavel.