VIII Congresso Paranaense de Educação em Química – Campus Cascavel
VIII Congresso Paranaense de Educação em Química

VIII Congresso Paranaense de Educação em Química

Atualizado em

Copiado!

Novos tempos, outros desafios: Educação em Ciências para uma sociedade em transformação

Apresentação:

O Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) é um evento bianual organizado pelas Instituições Paranaenses de Ensino Superior que oferecem cursos de Licenciatura em Química e programas de Pós-graduação em Ensino/Educação em Ciências dessas instituições, integrando a universidade com a comunidade, em especial os professores da Educação Básica. A intenção do evento é instituir um movimento coletivo para integrar licenciandos, professores das escolas, professores e pesquisadores das universidades, bem como demais atores sociais envolvidos nos processos educativos.

Deste modo, neste espaço podemos partilhar nossas experiências, pesquisas, conhecimentos e saberes acerca da nossa constituição enquanto professores, aprimorando nossa formação acadêmico-profissional.
No ano de 2024, após um longo período de distanciamento social, o evento acontecerá presencialmente no período de 17 a 19 de abril de 2024, sendo organizado por instituições que se localizam na região oeste e sudoeste do estado do Paraná: Unioeste (via PPGECEM e curso de Química Licenciatura) e IF Cascavel (curso de Química Licenciatura) e UFFS (curso de Química Licenciatura). O Local do evento será o IF Cascavel e Unioeste, campus de Cascavel.

Nesta edição, o evento amplia o debate incluindo pesquisas na área de Ensino de Ciências, de modo a atender a demanda de interação na área de ensino/educação das ciências, aceitando trabalhos no ensino de Química,
Biologia, Física e Ciências, assim como ofertando palestras, mesas e debates que contemplem esse universo mais amplo.

Data de Realização e Local de Realização

Inscrições:

ParticipantesPagamentos até dia
15/03/2024
(1º lote)
Pagamentos de 16/03/2024 a
17/04/2024
(2º lote)
Estudantes de GraduaçãoR$ 60,00R$ 100,00
Estudantes de Pós-GraduaçãoR$ 80,00R$ 120,00
Estudantes da Educação BásicaIsentoIsento
Professores da Educação BásicaR$ 60,00R$ 100,00
Professores do Ensino Superior/
Pesquisadores
R$ 120,00R$ 160,00

Informações sobre o pagamento das inscrições:
O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser encaminhado para: cpequi2023@gmail.com
Dados para pagamento:
Agência: 0001
Conta: 57383361-3
Banco 0260-Nubank
Nome: Claudia Almeida Fioresi
Chave Pix: claudiaafioresi@gmail.com

Programação:

Submissão de trabalhos:

Período para submissão de trabalhos: 22/11/2023 a 26/02/2024

O autor(a) e todos os coautores devem realizar inscrição no evento para que o trabalho seja submetido pelo(a) autor(a) (reforçamos que a inscrição é obrigatória a todos autores e coautores; o pagamento da inscrição será obrigatório para o(a) autor(a) principal e, também, para os coautores que irão participar do evento). O(A) autor(a) somente conseguirá vincular os coautores ao trabalho após a inscrição dos mesmos;

A avaliação dos trabalhos será realizada por colaboradores ad hoc, seguindo as orientações contidas nos diferentes formatos disponibilizados: Pesquisa, Relato de Experiência, Extensão, Resumo e Mostra de Materiais Didáticos;

  • Envie os trabalhos sem informações que identifiquem a autoria, esses dados serão inseridos apenas após a aprovação pelos pares;

· O resultado da avaliação dos trabalhos será enviado de acordo com o fluxo de envio pelos autores;

· Os trabalhos que necessitarem de modificações, terão tempo hábil para realizar as correções sugeridas pelos revisores;

· Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Congresso e disponibilizados em formato pdf na página do evento. Este livro de resumos também será enviado por e-mail para cada participante do evento;

· O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

· Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor(a) principal nos diferentes formatos. (Não há limite de número de trabalhos em coautoria);

· No caso de aprovação, a pessoa que irá apresentar o trabalho deve se inscrever no evento e enviar o comprovante de pagamento de inscrição para o e-mail: cpequi2023@gmail.com impreterivelmente até o dia 15/03/2024. (Fique atento aos valores nos lotes das inscrições).


Apresentação dos Trabalhos

Orientações para as apresentações de trabalhos:

a) As sessões terão duração de uma hora e meia.
b) Cada sessão contará com até 06 trabalhos e cada trabalho terá até 10 minutos para apresentação.
c) As apresentações ocorrerão todas em sequência, seguidas de 30 minutos de discussão.
d) Não disponibilizaremos template para as apresentações de slides, sendo de livre escolha do participante.

A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes do evento, antecipadamente designado.

A Mostra de Materiais Didáticos do CPEQUI acontecerá no primeiro dia do evento, 17 de abril de 2024, das 21h às 22h30min no saguão do Auditório Arnaldo Busato Unioeste campus de Cascavel.

A Comissão Organizadora fornecerá mesa para exposição, cadeiras, e painel para banner.

Vamos realizar a impressão do nome do material didático e dos autores para colar nas mesas onde irão expor os materiais.

Informamos que a confecção do Banner não é obrigatória, caso deseje confeccioná-lo as dimensões e formato é de livre escolha.

Formatos dos trabalhos:

Os participantes podem acessar os modelos dos trabalhos por meio do seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/16L02VquNPxqqQvNz_lNqEKYfEkcISj44

Pesquisa: Textos resultantes de pesquisa educacional sobre Ensino de Ciências. Trabalhos de 10 a 12 páginas.

Relatos de Experiência: Textos resultantes do desenvolvimento de propostas de ensino e sequências didáticas na educação básica e ensino superior. Os textos seguirão o mesmo formato da pesquisa, considerando-se a especificidade de um relato de experiência. Trabalhos de 10 a 12 páginas.

Extensão: resumo estendido com textos que apresentam atividades extensionistas realizadas na área de Ensino de Ciências. Trabalhos de 04 a 06 páginas.

Resumo: resumos de pesquisa ou relato de experiência. 01 página.

Mostra de Materiais Didáticos: aos interessados em serem expositores de materias didáticos durante o evento, é necessário enviar uma proposta contendo um resumo de até 200 palavras.

ÁREAS TEMÁTICAS: se aplicam a todos os formatos descritos anteriormente.
• Ensino e aprendizagem – EAP
• Formação de Professores – FP
• Materiais Didáticos – MD
• Linguagem e Cognição – LC
• Experimentação no Ensino – EX
• História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFS
• Educação e Divulgação Científica – EDC
• Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC
• Educação ambiental – EA
• Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS
• Currículo e Avaliação – CA
• Educação Inclusiva – EI
• Políticas Educacionais – PE
• Diversidade, Multiculturalismo, Interculturalidade, Arte e Educação em Ciências – DMIAE

Importante:

  • Importante:
  • Após avaliação pelos pares, alguns trabalhos completos enviados nas modalidades Pesquisa e Relato de Experiência, serão selecionados para compor um número temático da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Área de Ensino da CAPES), mestrado e doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Visita técnica – Prati Donaduzzi – Toledo/PR

Prezado participante, no dia 19/04/2024 ocorrerá uma visita técnica na indústria de medicamentos Prati Donaduzzi na cidade de Toledo/PR. A comissão organizadora do VIII CPEQUI disponibilizará um ônibus com 22 lugares (sem custo), aos primeiros inscritos para a realização da visita.

Além destas vagas,  serão disponibilizadas 20 vagas aos participantes que puderem comparecer ao local com recursos próprios.

Horário de saída: 8h
Local de saída: Unioeste-Cascavel

Horário de retorno: 13h
Local de retorno: IFPR-Cascavel

OBS:  Será disponibilizado almoço no local da visita, sem custo. 

Abertura das inscrições no dia 26/03/2024
a partir das 18h, via formulário: https://forms.gle/6KSYDz9zhCDioQ7FA

Vagas limitadas!!!

Comissão Organizadora

Claudia Almeida Fioresi (UFFS/Realeza e Unioeste/Cascavel)
Marcia Borin da Cunha (Unioeste/Cascavel)
Marcio Luiz Módolo (IFPR-Cascavel)
Jackson Luís Martins Cacciamani (UFFS/Realeza)
Viviane Arrigo (UFFS/Realeza)
Olga Maria Schimidt Ritter (Unioeste/Toledo)
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori (UTFPR/Londrina)
Enio de Lorena Stanzani (UTFPR/Apucarana)
Sabrina Klein (UTFPR/Apucarana)

Contato

cpequi2023@gmail.com

@CPEQUI_2024

História do CPEQUI

O I Congresso Paranaense de Educação Química foi realizado no ano de 2009 na cidade de Londrina por meio de uma parceria estabelecida entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tendo como tema “A Educação Química no Paraná”.

O II Congresso Paranaense de Educação Química foi realizado em 2011, pela Unioeste, em parceria com a UEL, na cidade de Toledo e teve como tema central “No ano internacional da Química, os desafios de educar para um mundo melhor”.

O III Congresso Paranaense de Educação Química, ocorrido em 2013, foi organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e teve como tema central “A Educação Química na Universidade e na Escola: Encontros
e Desencontros
“.


O IV Congresso Paranaense de Educação Química ocorreu em 2015, na cidade de Curitiba, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema central “A Pesquisa em Educação em Química no Paraná“.

Em 2017, ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a V edição do congresso, na cidade de Maringá, com o tema “Educação Química e políticas educacionais: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de
professores
“.

Devido a pandemia de Covid-19, a VII edição do evento, ocorrida no ano de 2021, foi realizado de forma virtual, com o seguinte tema: “O centenário de Paulo Freire e a esperança em tempos de pós-verdade”.

A VI edição ocorreu no ano de 2019 na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na cidade de Realeza, tendo como tema: “A potencialidade da interação entre Ciências, Arte e Literatura na formação de professores de
Química
”.

Organização

Realização

Apoio

Topo