Ensaios de compostagem e vermicompostagem – Campus Cascavel

projetos

Ensaios de compostagem e vermicompostagem

Buscando promover a sustentabilidade, alguns estudantes dos cursos técnico em análises químicas e do técnico em meio ambiente, participantes do projeto “Coleta Seletiva”, iniciaram alguns ensaios de compostagem e vermicompostagem.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

A vermicompostagem é um tipo de compostagem que utiliza minhocas além dos micro-organismos naturais para degradar a matéria orgânica.

O processo ocorre mais rápido que a compostagem sem minhocas e produz como substrato o húmus de minhoca. Este é um adubo rico em nutrientes e ótimo para as plantas.

O objetivo é que futuramente os resíduos orgânicos do campus não sejam mais destinados ao aterro municipal, e sim transformados em adubo a ser utilizado na jardinagem e horta escolar.