IFPR Cascavel tem 3 projetos aprovados no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial em Parceria com Itaipu Binacional – Campus Cascavel

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial, uma iniciativa colaborativa entre a Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec e 16 Instituições de Ensino Superior (IES), divulgou na última quarta-feira (21), os projetos classificados para receber as 1.000 bolsas ofertadas pela iniciativa. Foram 549 propostas enviadas e 210 classificadas. Entre os projetos selecionados, o IFPR Campus Cascavel teve destaque com a aprovação de três importantes propostas: “HidroCascavel: Avaliação da qualidade da água, conhecimento e consciência comunitária”, sob coordenação da prof. Natássia Cosmann; “Socializando o conhecimento: Oficinas de Educação Ambiental”, sob coordenação da prof. Lilian Orvatti, e “Juventudade e Meio Ambiente – Etapa III”, sob coordenação da prof. Luciana Graciano.

As três propostas do IFPR Cascavel receberão, no total, 10 bolsas estudantis, 7 computadores e 3 bolsas para as coordenadoras. Esses projetos têm como objetivo impactar diretamente públicos como moradores de Cascavel, agricultores familiares, associações de catadores, povos indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. A seleção dos projetos foi realizada por um comitê composto por avaliadores externos e equipes técnicas do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional. Cada proposta passou por uma análise criteriosa de cinco diferentes avaliadores, garantindo que estivessem alinhadas a pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que atendessem a uma demanda real do território em que serão desenvolvidas.

Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, “os projetos selecionados apresentam o equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade, considerando o cuidado com o meio ambiente, com as pessoas e com a economia”.

O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson Zonin, enfatizou que o programa fortalece as ações já realizadas pela hidrelétrica, consolidando a parceria entre as universidades e o território por meio da extensão.
Para o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, esta iniciativa cumpre a missão de transformar conhecimento em bem-estar social. “Contamos com estes alunos e professores no desenvolvimento de múltiplas ações que, somadas, possuem grande impacto na busca de um mundo mais viável economicamente, socialmente mais justo e ambientalmente equilibrado”, comenta.

O Programa mobilizou um total de 51 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. O IFPR enviou 42 propostas, das quais 24 foram aprovadas, sendo a 2ª instituição com maior participação no Edital. O sucesso da participação do IFPR Cascavel neste programa reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o desenvolvimento social, além de consolidar parcerias que geram resultados concretos e significativos para a comunidade.