Estudantes do IFPR Campus Cascavel se classificam para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2023) – Campus Cascavel

obi

Estudantes do IFPR Campus Cascavel se classificam para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2023)

Publicado em

Copiado!

Os estudantes do curso técnico em Informática do IFPR Campus Cascavel, Arthur Ian Ywamura, Felipe Barradas Sebastião, Gustavo Henrique Mubarak Todero, Henrique Coelho dos Santos se classificaram na modalidade programação – nível 1, que é reservado para estudantes até o primeiro ano do ensino médio, e Eduardo Nogueira Korte e Henrique Palermo Emerick estudantes do 3º ano se classificaram na modalidade programação – nível 2 destinado para estudantes até o terceiro ano do ensino médio, eles realizarão a fase nacional em 30 de setembro em busca da classificação para a semana olímpica e seletiva nacional.

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2023) é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos estudantes o interesse pela ciência da computação que é essencial na formação básica, por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP, apoiada pela Sociedade Brasileira de Computação SBC e divide-se em duas modalidades iniciação e programação.

Desde o início do ano os estudantes participam do projeto de ensino denominado Capacitação de Discentes para a OBI que é ofertado no campus Cascavel, esse projeto tem como objetivo treinar os estudantes e despertar o interesse pela área da ciência da computação e tecnologia, engajar os estudantes no desenvolvimento de algoritmos e melhorar seu desempenho nos disciplinas relacionadas a programação do curso técnico. Nos encontros do projeto os estudantes realizam estudos sobre algoritmos, técnicas de programação e estrutura de dados que são fundamentais para a área da computação, realizando a resolução de problemas por meio de treinamentos e simulados, assim complementando e aplicando os conteúdos vistos em sala de aula.

Topo